Busca
Editorial

Falta de comprometimento público e de planejamento

A folha metalúrgica desta edição fala sobre a falta de comprometimento do poder público e de planejamento da prefeitura de Sorocaba em eventos realizados na cidade

Imprensa SMetal
Arte: Lucas Delgado/Imprensa SMetal

A falta de comprometimento do poder público e de planejamento da prefeitura de Sorocaba acontece em eventos que são realizados na cidade

Sorocaba fez aniversário e ganhou diversos eventos espalhados por todas as regiões. Mas faltou efetivo da guarda civil municipal para acompanhar todos eles, em particular, o festival de food truck, em frente à Prefeitura de Sorocaba, no sábado.

Famílias com bebês e crianças de várias idades passeavam e faziam suas refeições enquanto linhas de cerol passavam entre uma mesa e outra, entre um cidadão e outro. Pipas caiam do céu o tempo todo. Choveu reclamações. Uma atendente de um dos caminhões estacionados ligou para o bombeiro. Mas era missão para a Guarda Civil Municipal mesmo.

Apenas uma viatura foi enviada para o evento, pois não havia efetivo suficiente devido às demais atividades comemorativas referente aos 361 anos de Sorocaba. Um carro da GCM não refrescou em nada. Marmanjos continuaram com o cerol, com as linhas chilenas, de pesca e corriam atrás das pipas que caiam em meio à multidão.

Por volta das 13h, dois bombeiros percorriam o local, mas não podiam atuar contra essas irregularidades. Competência da GCM, que não se via. Sufoco para as famílias, para as pessoas que buscavam lazer.

Antes, por volta das 9h, ali perto, do lado do Teatro Municipal, aconteceu um encontro de pais com as crianças que estudam nas creches municipais. Era comemoração do Dia dos Pais e as crianças soltaram pipas. Tudo começou por aí. Pipas no céu atraíram mais ainda os marmanjos que exibiam habilidade ao empinar e em acabar com a brincadeira do próximo.

Festival de cerol e de risco. A Prefeitura promove campanhas para combater essa arma feita por linha cortante. A própria GCM promove blitz. De acordo com a Lei Municipal nº 8.471, de março de 2008, quem for flagrado utilizando esse material está sujeito a multa no valor atual de R$ 1.216,71, além de ser encaminhado à Vara da Infância e Juventude, no caso de menores de idade.

Mas se falta fiscalização da Prefeitura em seu próprio terreno o que esperar em outros locais da cidade? Como presente de aniversário de Sorocaba o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) poderia dar estrutura para os serviços públicos e oferecer um planejamento na realização de seus próprios eventos.

tags
antonio carlos pannunzio Editorial Falta de comprometimento público e de planejamento Folha Metalúrgica 799 Guarda Civil Guarda Civil Municipal Palavra da Diretoria PSDB Vara da Infância
VEJA
TAMBÉM