A fábrica de Sorocaba da montadora Toyota parou a produção nessa quinta-feira, 26, e só deve retornar na segunda-feira, dia 30, devido à falta de forro do teto dos veículos, que deveria ter sido fornecido pela empresa Intertrim, de Caçapava, na região de São José dos Campos.
Além da fábrica de Sorocaba, a Toyota de Indaiatuba e a General Motors, em São José dos Campos, também tiveram as produções afetadas e estão paradas.
Os trabalhadores da Intertrim estão em greve há duas semanas por reajuste salarial.
Conforme explica um dos representantes do SMetal na Toyota de Sorocaba, Roberto Hatadani, todos os trabalhadores da fábrica, cerca de 1.800, incluindo o setor administrativo, foram dispensados pela empresa com a previsão de retomarem o trabalho assim que o material for entregue, o que deve acontecer na segunda-feira.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está em contato com a Toyota para garantir o pagamento dos dias parados.
Greve na autopeças
A Intertrim, do Grupo Antolin, de Caçapava, é a autopeças que fornece peças estofadas para montadoras, como a Toyota, em Sorocaba e em Indaiatuba. Há duas semanas os trabalhadores estão em greve pela reivindicação de reajuste salarial de 12% e benefícios. Os trabalhadores da empresa Trimtec, do mesmo grupo, também estão em greve.