Meio Ambiente

Fábrica de Sabão Ecológico de Sorocaba produz 15 toneladas de sabão

Com intuito de beneficiar creche que atende mais de 200 crianças gratuitamente em Sorocaba, o Instituto de Educação Socioambiental (IESA) está firmando parceria com empresas e estabelecimentos comerciais para venda do seu sabão ecológico. Empresas que contribuem com o Instituto estão sendo reconhecidas e valorizadas com o Selo de Responsabilidade Socioambiental “Empresa Solidária”.

Atuando desde 2007, o IESA trabalha na transformação do óleo vegetal usado em sabão ecológico. Trata-se de um dos trabalhos mais importantes sociais e ambientais de Sorocaba e região. Por meio do IESA, mais de 1000 toneladas de sabão foram produzidos o que corresponde a mais de 1 milhão de litros de óleo que deixou de ser descartado na natureza.

Além desse projeto sócio ambiental, o IESA também atua na área social, já que emprega 13 pessoas em uma fábrica de sabão e todo lucro da venda de seus produtos é revertido para projetos sociais do Centro de Orientação e Educação Social (Coeso), entidade que cuida de centenas de crianças.

A boa notícia é que a Fábrica de Sabão Ecológico (IESA) começou 2014 produzindo 15 toneladas de sabão ecológico e pretende chegar a 20 toneladas/mês. “O instituto se prepara para ampliar sua atuação em Sorocaba e região e planeja para 2014 um ano diferente. Tivemos alguns problemas de arrecadação de óleo em 2013, mas graças aos parceiros conseguimos aumentar o estoque de óleo e isso vai nos ajudar a aumentar nossa produção e manter a fábrica em pleno funcionamento” disse o gestor social do IESA, Roberto Freitas.

De acordo com Roberto, as empresas modernas estão cada vez mais incorporando a responsabilidade social na gestão de seus negócios. “Trata-se de uma atitude que beneficia não apenas a própria empresa, mas à toda sociedade. No momento que o empresário compra o nosso sabão ou doa seu óleo usado ele está apoiando e contribuindo com ações ambientais e ajudando centenas de crianças em risco social. Não existe um projeto social similar na região que tenha essa missão tão nobre”

Para a presidente da creche do Coeso, Sandra Freitas, quando uma empresa doa seu óleo usado ou compra sabão do IESA ela está contribuindo diretamente com a manutenção da creche “Semeadores do Amanhã” entidade que cuida de mais de 200 crianças gratuitamente.”O sucesso da fábrica de sabão (IESA), é a nossa esperança para não dependermos mais de contribuições financeiras voluntárias. Todo final de mês é um desafio muito grande para pagarmos nossas despesas e continuarmos de pé. Não estamos pedindo que empresas doem dinheiro para creche, precisamos que elas comprem nosso sabão”.

A aceitação pelo produto é tão grande que sem ter uma equipe de venda nas ruas o IESA consegue vender 10 toneladas de sabão mensal o que mostra a qualidade do produto e a aceitação do público pelo produto. A Fábrica de Sabão tem capacidade para produzir 25 toneladas de sabão mensal e objetivo é chegar a 20 toneladas de sabão vendido no segundo semestre.

Quem desejar saber mais sobre este projeto ou contribuir com a compra de sabão, pode entrar em contato através do telefone 15. 3388.8896, 3318-5786, ou pelo email: [email protected]. A fábrica de sabão ecológico fica na Al. Augusto Severo, 317 – Vila Angélica – Sorocaba-SP.

ambiental coeso jcb prefeitura sabão ecológico