A partir deste mês de agosto, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) conta com uma nova exposição gratuita e disponível ao público visitante no Espaço Cultural Mantovani, localizado no térreo do prédio administrativo.
Com o título “Orgulho que transforma: a história dos metalúrgicos de Sorocaba e região através da fotografia”, a exposição destaca momentos históricos dos 70 anos da entidade, completados em abril deste ano.
Fundado em 1954, o SMetal foi além das batalhas por melhores condições de trabalho, tornando-se um símbolo de cidadania ao abraçar causas sociais e políticas que impactam toda a comunidade. Em 2024, por meio da campanha “Orgulho de ser metalúrgico”, a entidade tem realizado uma série de ações presenciais e digitais para celebrar o aniversário de 70 anos e, assim, ressaltar os impactos históricos promovidos através das ações do Sindicato.
Leandro Soares, presidente do SMetal, destaca que as imagens selecionadas para a exposição mostram “a força, a resiliência e a união” dos trabalhadores da categoria. “Mais do que um registro histórico, elas narram a evolução de uma entidade que, com coragem e determinação, continua a transformar a história da classe trabalhadora”, afirma.
Apenas em Sorocaba, onde está localizada a sede da entidade, a categoria metalúrgica representa 15,6% da população com carteira assinada no município. Além disso, a indústria de transformação, da qual o setor metalúrgico é parte, representou 25,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Sorocaba em 2021, ano mais recente disponível, o que a torna responsável por mais de um quarto da economia da cidade. As informações foram publicadas na edição nº 1039 da Folha Metalúrgica.
Serviço
A exposição está disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no endereço Rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba.
Sobre o Espaço Cultural Mantovani
O espaço tem este nome em homenagem a Carlos Roberto Mantovani, ator, diretor, autor, poeta, dançarino, artista plástico e entusiasta da música. O profissional foi coordenador do Espaço Cultural do SMetal, de 1993 a 2000. Nele, criou um grupo de teatro e idealizou o Curta Teatro e o Curta Dança, entre outras realizações notáveis.