A “Batalha das Ideias: da resistência à ofensiva” é o tema da próxima atividade do Ciclo de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que acontece no dia 22 deste mês, às 19h, na sede da entidade.
O evento, que é aberto ao público em geral e gratuito, comemora os 15 anos do jornal Brasil de Fato (BdF), que foi lançado em janeiro de 2003 no Fórum Social Mundial e se consolida como porta-voz dos movimentos populares.
Para fazer o debate estão confirmadas as presenças dos jornalistas:
Vivian Fernandes, coordenadora de Internacional do Brasil de Fato (CPMídias) e doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA/USP.
José Arbex Jr., correspondente da Folha de SP em Nova Iorque e Moscou, cobriu a queda do muro de Berlim, a retirada soviética do Afeganistão. Já entrevistou Gorbatchov, Arafat e outros líderes mundiais. Ele foi editor-chefe do Brasil de Fato, ligado ao Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra. Atualmente, dirige o programa de especialização de jornalismo da PUC/SP. É autor de vários livros. Entre eles: ‘Showrnalismo: a notícia como espetáculo’.
Conforme o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, o evento pretende discutir a comunicação com uma função social e democrática, contra a lógica dos oligopólios das poucos famílias que controlam a grande imprensa do país.
“Vivemos num momento crítico, no qual a grande imprensa participou, mais uma vez, de um golpe de Estado, junto com os empresários do capital financeiro e uma parte do judiciário. Se queremos um Brasil mais justo é preciso exigir a redemocratização dos meios de comunicação”, destaca Tiago, que é o diretor responsável pelo Ciclo de Formação.
Para participar é preciso se inscrever pelo email [email protected], informando nome completo, RG e telefone.
O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado, próximo da rodoviária.