O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será comemorado com um grande evento. A atividade será realizada em 30 de julho na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a partir das 10h, e a entrada será um 1 kg de alimento não perecível.
A organização do 1º evento em comemoração à data é do Coletivo Racial do SMetal e da Nossa Voz Afro. Durante todo o dia, haverá palestras, rodas de conversa, oficinas, exposições e apresentações culturais. O espaço também terá barracas de alimentação e produtos da cultura afro.
Estão programadas oficinas de tranças, turbantes, maquiagem básica e dança afro. Na roda de conversa, haverá debates sobre “A Saúde Mental da Mulher” e “Feminismo Negro”, entre outros.
A dirigente do SMetal e integrante do Coletivo Racial, Priscila Passos, destaca a importância da data. “Ainda vivemos num país estruturalmente racista e as mulheres negras são as principais atingidas. São as mulheres negras que mais sofrem com a violência, com a falta de oportunidade e com a desigualdade em todos os níveis, especialmente no mercado de trabalho. Com esse evento, buscamos chamar atenção para essas questões, mas queremos celebrar a força e a grandeza de todas elas”.
Sobre a data
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado em 25 de julho. A data foi instituída no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992.
A intenção do dia é dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. A líder quilombola Tereza de Benguela é a homenageada na data aqui no Brasil.
Tereza de Benguela, a grande homenageada do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, foi uma líder quilombola que ajudou comunidades negras e indígenas na resistência à escravidão no século XVIII.
SERVIÇO
Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Data: 30/07/2022 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: sede do SMetal, na rua Júlio Hanser, 140 – próximo à rodoviária e ao terminal São Paulo
Entrada 1kg de alimento não perecível
Atividades: palestras, rodas de conversa, oficinas, exposições, apresentações culturais e barracas de alimentação e produtos afro.