No último domingo, 21, o atleta Filipe Gabriel venceu mais um campeonato de Jiu-jitsu. Com histórico de quatro vitórias, ele se consagrou campeão sul-americano na categoria infantil (faixa amarela), na competição que aconteceu no Rio de Janeiro.
O atleta, que é filho de trabalhador metalúrgico, já ganhou campeonatos como Paulista, Federação de Abu Dhabi, Copa Bandeirantes, Mundial CBJJE, além de competições em várias cidades da região de Sorocaba e em municípios como São Bernardo do Campo e Guarulhos.
De acordo com o pai, Elias Pereira Pinto, que também pratica e esporte e é faixa marrom, o filho vive do apoio de parceiros e patrocinadores que fazem toda a diferença financeira na trajetória esportiva do jovem. Ele comenta, inclusive, que os custos desta última viagem foram um dos motivos pelos quais os pais não puderam estar na competição e apoiar o filho.
“Filipe foi com professor e outros amigos, porém, no domingo, ficamos desde cedo acordados esperando a luta que passou pelo canal da IBJJF. Foi só gritaria com cada vitória dele, ficamos muito orgulhosos, pois ele se dedicou muito e abdicou, muitas vezes, de estar brincando para poder treinar”, comenta Elias.
O jovem é treinado pelo professor, Antoni Barea, da equipe Almeida Jiu-jitsu Sorocaba. Na competição do domingo, de 11 crianças que treinam na academia, e que disputaram o campeonato sul-americano, foram seis ouros, duas pratas, dois bronzes.
Para os interessados em conhecer melhor o trabalho e a vivência de Filipe Gabriel, basta acessar o seu perfil no Instagram.