Diversidade

Entenda o que está por trás do tema da 17ª parada LGTBQIA+

Neste ano, o slogan da parada será “Basta de negligência e retrocesso no legislativo”; entenda a escolha do tema para o evento que acontece no dia 25 de agosto em Sorocaba

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Freepik

A parada LGTBQIA+ evento tradicional na agenda de celebrações da cidade é marcado por shows, apresentações de Drag Queen e seleção de músicas por DJs.

A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece no dia 26 de agosto em Sorocaba. A concentração começa na praça Frei Baraúna, às 13h e segue por lá até 17h. Logo após, o trio da parada, e os milhares de participantes, desfilam pelas ruas rumo à Praça do Campolim, na zona Sul.

Esse evento tradicional na agenda de celebrações da cidade é marcado por shows, apresentações de Drag Queen, seleção de músicas por DJs e, claro, as vestimentas cheias de cores, brilhos e símbolos de resistência da população LGBTQIA+ que reside em Sorocaba.

Entretanto, para além da festa, o evento é um ato político. Um tópico de muita atenção são os temas escolhidos para cada ano. Em 2024, o slogan da parada será “Basta de negligência e retrocesso no legislativo. Vote consciente por direitos da população LGBTQIA+”.

Na visão de Ronaldo Pires, coordenador geral do evento, Sorocaba é uma cidade em que, no poder legislativo, há muita violência de gênero. “Hoje nós temos duas vereadoras mulheres na Câmara e elas não são respeitadas nem como mulheres. Poderíamos ter um LGBTQIA+ lá que também não seria respeitado”, defende Ronaldo.

Para ele, em um ano eleitoral é fundamental que o tema da parada esteja alinhado com as questões que ressoam na sociedade. “O legislativo é um lugar essencial na disputa do poder. Precisamos eleger pessoas que defendam não só a população LGBTQIA+, mas, também, as mulheres, a população negra e que combatam todas as formas de preconceito”, completa.

SMetal de olho na pauta!

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é um dos apoiadores da 17ª edição do evento que celebra a luta e a existência de uma população marginalizada pela sociedade.

“Celebrar é apenas uma das bandeiras da parada. Trata-se de um evento que fala sobre a importância de resistir e lutar contra os preconceitos que os cidadãos LGBTQIA+ sofrem diariamente. Para este Sindicato, o direito à cidadania é uma pauta importante”, explica Leandro Soares, presidente do SMetal.

Leandro defende, ainda, que não é preciso pertencer à comunidade para apoiar. “Nosso lugar, enquanto Sindicato, é de aliado. Um aliado que vem para somar neste evento e, ao lado da companheirada, reforçar o time da conscientização e promoção da diversidade”, diz.

Expectativas

Segundo a organização, em 2023 a parada reuniu mais de 50 mil pessoas. Neste ano, a expectativa dos líderes do evento é atrair 70 mil pessoas para a Parada.

Ao todo, serão sete shows com as drag queens e mais de 12 DJs animando o domingo dos participantes. Mais informações serão divulgadas no Portal SMetal.

direitos diversidade de gênero diversidade sexual legislativo Parada LGTBQIA+ Retrocesso tema