Busca
Campanha Salarial

Enquete SMetal: mais de 90% dos metalúrgicos defendem aumento real

No total, entre o setor de produção e o administrativo, 1.007 trabalhadores e trabalhadoras participaram da enquete; inflação da Campanha Salarial fechou em 4,06%

Imprensa SMetal
Foto: Foguinho

O tema da Campanha Salarial deste ano é “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”; SMetal deu início à Jornada de Mobilização dos trabalhadores

Mais de 90% dos trabalhadores e trabalhadoras, dentre os participantes de uma pesquisa online conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de 14 a 18 de setembro, têm a expectativa de que o reajuste da Campanha Salarial de 2023 seja acima da inflação, que fechou em 4,06%. Segundo o levantamento, a categoria defende o aumento real.

O objetivo do questionário foi entender o que pensam os trabalhadores e as trabalhadoras da categoria sobre os próximos passos necessários para garantir e ampliar direitos, ajudando na construção de uma Campanha Salarial vitoriosa. No total, entre o setor de produção e o administrativo, 1.007 trabalhadores e trabalhadoras participaram da enquete. Desses, 85% são homens e 15% mulheres e possuem, em sua maioria, uma faixa etária de 30 a 39 anos (43,0%).

Mobilização

Quando questionados sobre o que estão disp ostos a fazer para conquistar o reajuste salarial esperado, a maioria das respostas, cerca de 88%, menciona ao menos uma dentre as possibilidades de se envolver em ações coletivas, tais como, participar de grandes atos com outras empresas metalúrgicas, participar de assembleias e protestos na porta da fábrica, participar de reuniões e assembleias no Sindicato e, até mesmo, aderir à greve.

O tema da Campanha Salarial deste ano é “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia” e os eixos aprovados são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

tags
campanha enquete metalúrgico reajuste salarial salário SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM