Busca
Educação

Enem dará diploma de Ensino Médio para maior de 18 anos que fizer 400 pontos

Em todo o país estima-se que 6 milhões de estudantes vão fazer as provas marcadas para novembro

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Para a educadora Iara Bernardi a nova medida do Enem beneficia a vida dos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola

Para a educadora Iara Bernardi a nova medida do Enem beneficia a vida dos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola

O Enem de 2012 vai dar o diploma de segundo grau para os estudantes com 18 anos de idade ou mais que ainda não tenham completado os estudos. O aluno, mesmo que nunca tenha frequentado a escola, terá direito ao diploma desde que obtenha 400 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação.

As inscrições, que estão abertas e terminam no próximo dia 15, custam R$ 35 e devem ser feitas pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado sairá em 28 de dezembro.

Em todo o país estima-se que 6 milhões de estudantes vão fazer as provas.

Além de valer como conclusão de segundo grau, o Enem é a grande seletiva para a entrada de milhares de estudantes nas universidades e nas escolas técnicas federais profissionalizantes.

“Esta é uma grande oportunidade que o trabalhador, que infelizmente não pôde concluir os estudos, tem para terminar o segundo grau. É bom lembrar, também, que o Enem é uma atitude revolucionária que dá direito ao aluno a entrar em universidades públicas, em faculdades particulares pelo ProUni e a escolas técnicas federais”, diz a educadora Iara Bernardi, uma das incentivadoras da política de educação do então governo Lula enquanto trabalhou no MEC (Ministério da Educação e Cultura).

O uso do Enem como substituto das provas de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), antigo supletivo, está em vigor desde o ano passado.

A diferença é que, a partir deste ano, a nota do Enem sozinha será suficiente para receber certificado de conclusão de estudos – mesmo que a pessoa nunca tenha ido à escola. Até o ano passado, era necessário fazer prova de inglês à parte.

Divisão
O Enem é dividido em quatro grandes disciplinas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem (que inclui, a partir deste ano, perguntas de inglês ou espanhol) e matemática.
Cada nota é dada em separado, numa escala que vai de 0 a 1 000.

O candidato precisa indicar o interesse em usar o Enem como certificado de conclusão de estudos já na ficha de inscrição.

Depois de receber o boletim de notas, o candidato terá de ir à secretaria de educação de seu estado ou da cidade, ou ainda procurar algum Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) para pedir a emissão do diploma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, já liberou o acesso dos candidatos ao sistema.

tags
Educação Enem Iara Bernardi mec Prova
VEJA
TAMBÉM