O 3º Encontro de ex-dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e militantes da causa sindical aconteceu nesta terça-feira, 14, no Clube de Campo da entidade. Atividade contou com diretores da entidade desde 1983.
Para o secretário de organização do Sindicato, Izidio de Brito, a aproximação com ex-dirigentes é muito importante. “São companheiros que construíram a luta sindical em Sorocaba e região e que ainda podem contribuir com todo conhecimento que trazem em suas histórias”.
O secretário de finanças da Federação Estadual dos Metalúrgicos, Adilson Faustino (Carpinha), destacou que todos são fundamentais para enfrentar a atual conjuntura política. “Estamos num momento muito grave da nossa história, precisamos estar unidos para derrotar o fascismo, para tirar do poder quem trabalha contra a classe trabalhadora, com o povo brasileiro. E nossos ex-dirigentes são essenciais nessa luta, como foram em muitos outros momentos”.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembrou a importância dos presentes. “É sempre um grande privilégio encontrar com esse time, que faz parte da história do Sindicato e da luta em prol da classe trabalhadora. São companheiros que, ao longo de tantos anos, foram uma verdadeira escola para mim e para outros dirigentes da minha geração”.
Novos encontros
Para 2022, o SMetal já programou outros encontros e diversas atividades que irão contam com a participação dos ex-dirigentes.