O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 11, no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros, um encontro com os prefeitos, gestores de trânsito, secretários, vereadores, entre outras autoridades locais da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo foi apresentar o novo modelo de atendimento on-line, baseado no sistema do Poupatempo, e propostas de parcerias com municípios nas áreas de capacitação de pessoal, segurança, legislação e educação para o trânsito.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio classificou a mobilidade urbana como um dos principais desafios da Administração Pública em todo o País, em razão do constante crescimento populacional e da frota de veículos. Pannunzio destacou o uso da tecnologia como fundamental para avançar na qualidade dos serviços prestados à comunidade. “O Detran em Sorocaba já emprega este modelo de gestão inspirado no Poupatempo, que é exemplo de rapidez, eficiência, transparência e menor custo. A participação das prefeituras é fundamental para que todas as cidades tenham as mesmas facilidades e benefícios”, ressaltou.
O diretor-presidente Detran.SP, Daniel Annenberg, define como principais diretrizes do novo modelo de gestão a desburocratização dos processos e transparência, resultando numa melhor qualidade de atendimento. “As parcerias do Governo do Estado com os municípios podem ampliar medidas conjuntas, como ações de educação para o trânsito e fiscalização, e produção de dados estatísticos regionais que sejam úteis na elaboração de políticas públicas de segurança viária e mobilidade urbana”, afirmou.
Atualmente, são 83 novos postos do Detran-SP em padrão Poupatempo de atendimento em todo o Estado, responsáveis por 60% da frota estadual (cerca de 26,7 milhões de veículos). Em Sorocaba, o posto (localizado na Avenida 15 de Agosto, s/nº, Jardim Leocádia) funciona desde dezembro do ano passado.
Entre os serviços, a unidade oferece todos aqueles de trânsito relativos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistoria de veículos e exame teórico eletrônico. Via internet, no portal www.detran.sp.gov.br, o candidato pode estudar pelo simulado de prova teórica e via os aplicativos gratuitos para tablets e smartphones.