Na próxima segunda-feira (10) terá início o Encontro Internacional de Redes Sindicais de Trabalhadores nas empresas ZF, Shaeffler e Mahle. A atividade, que acontece em Santo André (SP), é considerada importante para a troca de informações e experiências sobre organização e ação dos metalúrgicos. Um dos principais objetivos é o de fortalecer as redes sindicais de trabalhadores nas empresas. O encontro será finalizado com um debate aberto ao público, cujo tema é “Internacionalização da Produção e Desafios Sociais”, na Universidade Federal do ABC (UFABC), Campus São Bernardo, na terça-feira (11), às 16 horas.
O encontro é uma realização da Fundação Friedrich Ebert (FES), em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com o apoio do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha), Unión Obrera Metalúrgica (UOM), da Argentina, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), ligada à Força Sindical. É uma atividade inédita, pois pela primeira vez reunirá trabalhadores nas plantas do Brasil, Argentina e Alemanha das três multinacionais (até então, havia encontros internacionais de redes de uma única empresa).
O primeiro dia do encontro está voltado apenas para os metalúrgicos inscritos pelas entidades organizadoras. O secretário-geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, estará presente na mesa de abertura, falando sobre a importância da política das redes como estratégia de organização global dos trabalhadores e sobre o modelo de organização sindical do país.
O grupo também irá fazer uma análise comparativa da atuação das empresas em cada país, a conjuntura do ramo e um estudo sobre redes sindicais locais e o impacto da globalização sobre os sindicatos e o mundo do trabalho. Vai avaliar ainda o potencial das redes para o enfrentamento do poder das transnacionais.
Debate
Já o evento na UFABC tem o ampliar o debate para a sociedade, particularmente o meio acadêmico. O debate irá reunir lideranças do movimento sindical, professores e autoridade públicas para discutir as contribuições das empresas transnacionais para o desenvolvimento local, além dos desafios da organização sindical para fortalecer os direitos dos trabalhadores no mundo globalizado.
Para conversar com o público, estarão presentes o presidente do IG Metall Wolfsburg, Hartwig Erb, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira, o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo do Campo, Carlos Alberto Gonçalves, e a professora de Ciências Econômicas da UFABC Cristiana Reis. O evento terá tradução simultânea.
O debate será no Auditório 005 do Bloco Beta. O Campus São Bernardo da UFABC fica na rua Arcturus, 3 – Jardim Antares.