Conquistas e desafios para as mulheres no País foram pontos de discussão de um encontro que aconteceu na sexta-feira, dia 5, no Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba. Na mesa de debate, houve a presença de pessoas engajadas na causa da mulher e da juventude.
Recentemente eleita como presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Ângela Guimarães falou da importância das mulheres e dos jovens participarem da política antes, durante e depois da eleição, porque só assim o Brasil pode mudar.
Para Dulce Xavier, secretária Adjunta de Políticas da Mulher de São Paulo, o governo federal nos últimos 12 anos avançou e muito no que diz respeito às políticas públicas voltadas às mulheres. Destacam-se, segundo ela, a criação do Ligue 180, para atendimento telefônico 24 horas por dia para mulheres em situação de violência, e progressos na Lei Maria da Penha.
Outro ponto levantamento, durante o encontro, foi da vice-presidente do PT de Sorocaba, Márcia Azzini. Para ela, o governo Dilma realizou uma série de avanços para as mulheres, porém, ainda há muito que melhorar. As manifestações, explica Márcia, foram essenciais para a presidente atendesse demandas da população brasileira.
Antes de começar o debate, houve uma dramatização encenada pelo ator e contador de histórias Zé Bocca. O encontro contou com a participação dos vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite (ambos do PT); e da deputada Iara Bernardi (PT). Os homens também marcaram presença no evento sobre direitos da mulheres. O encontro foi realizado pelo PT de Sorocaba e CUT Regional.