A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) alerta que as empresas dos grupos 2, 8, 10 e Estamparias têm até o final de março para efetuarem a segunda e última parcela do pagamento do resíduo da campanha salarial de 2012, que é de 1% retroativo a setembro do ano passado.
Esses setores patronais assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a FEM, que definiu o reajuste salarial de 8% (5,39% referente à reposição da inflação e 2,5% de aumento real).
“Assinamos a CCT e agora as empresas destes setores deverão cumpri-la”, atesta o presidente da FEM, Valmir Marques, o Biro Biro.
Em Sorocaba, porém, a maioria das empresas havia assinado, antes da CCT, acordo com o Sindicato garantindo 8% ou mais de reajuste.
O resíduo da campanha salarial, portanto, só se aplica nos casos em que não houve acordo específico por fábrica.
Segundo dados da Subseção do Dieese da FEM-CUT/SP, 85% dos metalúrgicos do estado de São Paulo representados pela CUT (64.175 que trabalham em empresas pequenas a grandes) já haviam recebido o reajuste salarial de 8% por meio de acordos firmados diretamente com as empresas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região alerta que os trabalhadores que têm direito, mas não receberem o resíduo da campanha salarial até o dia 31 de março devem denunciar o caso ao Sindicato.