Política

Emprego se cria com direitos garantidos

Artigo de Leandro Soares, presidente do SMetal, critica retirada de direitos sob o falso argumento de que são medidas para gerar emprego; ele lembra que o desemprego cresceu com a Reforma Trabalhista

Leandro Soares (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região )

Parece notícia velha, mas não é. Sim eles querem, mais uma vez, retirar direitos de você, trabalhador. Na surdina, o deputado Nereu Crispim (PSL-RS) quer facilitar para o patrão te mandar embora.

A desculpa é velha conhecida: criar competitividade e gerar empregos. Pois bem, a história recente já provou a mentira que é essa afirmação. A Reforma Trabalhista, de 2017, tinha a promessa de gerar 2 milhões de postos de trabalho em dois anos e até 6 milhões em 10 anos.

Hoje encaramos uma realidade bem diferente. O desemprego subiu de 11,8%, no último trimestre de 2017, para 12,6%, no final do ano passado. E para piorar, aumentou a informalidade e os trabalhos precários, além de derrubar a renda da classe trabalhadora.

De lá para cá, trabalhadores com carteira assinada perdem o emprego e se veem à mercê do trabalho autônomo, como de uber ou entregador, com rendimento que mal coloca comida na mesa. Outros tantos foram levados a empregos temporários, mal pagos e sem nenhuma garantia de continuidade ou direitos.

Todos nós conhecemos alguém nessas situações. São pessoas batalhadoras dando duro para garantir o sustento da família. E diante desse cenário, temos que nos perguntar: por que retirar direitos e dinheiro do bolso do trabalhador e garantir regalias para os empresários vai ajudar a economia e gerar empregos?

Não é justo que o salário médio do brasileiro seja de R$ 2,4 mil, enquanto os empresários lucram bilhões. A conta não fecha. A Pnad Contínua, do IBGE, divulgada no ano passado, mostra que, por mês, 1% dos mais ricos ganham R$ 15,8 mil. Já 50% dos mais pobres sobrevivem com míseros R$ 453 mensalmente.

Do lado de cá, continuamos a luta diária contra isso tudo. Com muito esforço, minimizamos os impactos da Reforma Trabalhista na categoria e buscamos caminhos para gerar cerca de 5 mil novos postos de trabalho em Sorocaba e região.

E mantemos esse compromisso firmemente. Para tanto, precisamos de união e mobilização, não apenas no dia a dia de negociações, mas também para eleger políticos preocupados com o povo brasileiro. Só assim teremos novamente a geração de emprego e boas condições de trabalho. Esse é um compromisso de todos nós!

Brasil congresso deputados dilma rousseff golpe nereu crispim PSL redução da multa fgts reforma da previdência reforma trabalhista