Os trabalhadores da autopeças NAL do Brasil decidem, em assembleia eletrônica disponível no Portal SMetal (acesse aqui), sobre um acordo de redução de jornada e salário e de suspensão de contrato na empresa. A votação começa às 17h deste sábado, dia 18, e encerra às 17h de domingo, dia 19.
O acordo abrange 242 trabalhadores da fábrica, entre trabalhadores da produção e do administrativo que estão em home office (confira o edital). Para votar, os funcionários devem preencher o número da matrícula na empresa (RE) e a data de nascimento e o resultado será divulgado no site do Sindicato após o término da assembleia eletrônica.
A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e oferece melhores condições aos trabalhadores do que as previstas Lei nº 14.020 (MP 936 depois sancionada). O acordo tem como base o decreto nº 10.422/20, que amplia os prazos para medidas de redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalhado.
Desde abril deste ano, o SMetal vem negociando ferramentas de proteção ao emprego, saúde e a renda dos trabalhadores para o enfrentamento da crise causada pela pandemia da Covid-19 na categoria metalúrgica.