O sociólogo, filósofo e cientista político Emir Sader esteve em Sorocaba, na manhã do último sábado, dia 9, falando sobre a atual disputa social e política do Brasil, em palestra realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Durante a atividade, Emir Sader falou sobre a importância de acabar com o financiamento privado de campanha. “70% do Congresso foi eleito por um número restrito de grandes empresas que os financiaram. Então é uma coisa totalmente injusta”, contou o cientista político. “É o dinheiro que filtra quem vai chegar lá, isso é absolutamente corruptor da democracia”, completou, ao defender a reforma política como uma solução possível para o problema.
Sader disse ainda que o povo precisa ser representado pelo Congresso Nacional. “Os movimentos sociais têm que se dar conta que eles têm que lançar seus candidatos e ter uma bancada de trabalhadores”, afirmou o sociólogo, que acredita essa ser a principal maneira da sociedade se contrapor ao atual Congresso conservador.
A atividade faz parte de uma agenda de formação promovida pela entidade que, nos próximos meses, trará outros renomados pensadores para abordar a conjuntura política e social.
Assista entrevista com Emir Sader para a TV SMetal