Busca
Congresso

Em encontro, juventude elabora propostas para o 2º Congresso da IndustriALL

Jovens de todo o mundo se reuniram pela primeira vez na noite de segunda-feira (3) e articularam sua pauta para a federação internacional dos trabalhadores na indústria.

FEM/CUT
Divulgação

Entre os participantes, dez integrantes da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba estão participando do evento no Rio de Janeiro

Pela primeira vez desde a criação da federação internacional dos trabalhadores na indústria, a juventude fez na noite de segunda-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, seu primeiro encontro mundial preparatório ao 2º Congresso da IndustriALL Global Union. Os jovens debateram propostas para que o movimento sindical internacional consiga ser mais efetivo para contemplar os anseios dessa grande parcela de trabalhadores no ramo industrial.

O 2º Congresso será oficialmente aberto nesta terça-feira, dia 4, às 18 horas, reunindo mais de 1.300 sindicalistas de 140 países de todos os continentes. A solenidade terá a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado pelos participantes.

“O objetivo é que a juventude possa ter intervenção e voz em todos os pontos de pauta que serão apresentados”, explicou o secretário de Juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Silvio Ferreira.

Segundo ele, os temas que dizem respeito diretamente aos jovens são o fortalecimento das entidades de trabalhadores, o poder das multinacionais, os direitos sindicais, a defesa de uma política de desenvolvimento sustentável e o combate ao trabalho precário.
“São cinco temas importantes nos quais a juventude deve garantir seu espaço, porque esse é o segundo congresso da IndustriALL e o primeiro já com a participação de jovens. A ideia é garantir a nossa intervenção para cada tema abordado”, completou.

“Os jovens não são o futuro, são o presente. Cabe a eles criar políticas para a juventude da IndustriALL. Temos que incluir os jovens e as mulheres em todos os níveis de organização”, ressaltou o atual secretário-geral da federação internacional, Jyrki Raina.

Também presente no encontro, a coordenadora nacional do Levante Popular da Juventude, Larissa Sampaio, apresentou um breve histórico do movimento e falou em união.

“Para o Levante, participar deste encontro da juventude da IndustriALL é uma possibilidade de ampliar a união entre os jovens trabalhadores com os movimentos populares, não só na luta por direitos, mas também para enfrentar este momento político que a gente vive no Brasil”, afirmou.

tags
centrais congresso cut dirigentes fem indrustriall juventude sindicais SMETAL
VEJA
TAMBÉM