Em um momento de expectativas e desafios, os trabalhadores da Toyota celebraram, em assembleia, a proposta do valor do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para este ano. Os indicadores e metas permanecem os mesmos que em 2023, com novos desafios e estímulos para os metalúrgicos e metalúrgicas.
As assembleias, que aconteceram nos três turnos na última quarta-feira, dia 12, foram conduzidas pelo secretário-geral do do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Silvio Ferreira, juntamente com o presidente da entidade, Leandro Soares.
Participaram também os membros do CSE Toyota, Marcelo José da Silva (Marcelinho) e Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho), Anderson Andrade Silva e Eduardo Mascarenhas.
Silvio Ferreira, que além de secretário-geral é responsável por conduzir a mesa de negociação com a empresa, acredita que é um período fundamental para assegurar que os trabalhadores sejam devidamente compensados pela produção na fábrica.
“O aumento no valor do PPR é resultado de um intenso processo de negociação conduzido pelo sindicato, que buscou equilibrar os interesses. Isso mostra a importância de uma negociação bem feita e do papel ativo do sindicato em defender os direitos dos trabalhadores”, destacou Silvio.
PPR é conquista sindical
“O PPR é mais do que um simples bônus. Ele representa um reconhecimento concreto do esforço dos trabalhadores e sua contribuição para os resultados da empresa. Neste sentido, a atuação do sindicato foi crucial para assegurar que os benefícios fossem mantidos e até mesmo ampliados, mesmo em um cenário de menor volume de produção”, afirma Leandro Soares, presidente da entidade.
Com base em dados extraídos do sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o valor negociado pelos dirigentes do SMetal se enquadra como um dos maiores Programa de Participação nos Resultados (PPR) do Brasil e o maior do estado de São Paulo, quando o recorte é realizado com as demais montadoras de automóveis do país.
Leandro ainda reforça que o SMetal reafirma seu compromisso em continuar lutando por condições melhores e mais justas para todos os trabalhadores e que a conquista deste ano é um exemplo claro de que, com união e determinação, é possível alcançar resultados positivos mesmo em tempos desafiadores.