Os metalúrgicos de Sorocaba e região tem grande destaque no desenvolvimento industrial do Estado de São Paulo e no Brasil. Por isso a importância das eleições sindicais de 2021 na categoria, que acontecem nos dias 3, 4 e 5 de março.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) representa mais de 35 mil trabalhadores, ocupando a 4ª posição em número de metalúrgicos no Estado e a 8ª no país.
Outro ponto importante para se lembrar é que, os últimos anos, têm sido ataque atrás de ataque aos direitos dos trabalhadores e aos movimentos sociais e sindicais no Brasil afora e, agora, enfrentamos uma crise sem precedentes com a pandemia da Covid-19.
Serão os dirigentes sindicais eleitos neste pleito que representarão a luta dos metalúrgicos de Sorocaba e região por melhorias da condição social e também no ambiente de trabalho, nos salários e outras reivindicações do chão da fábrica e do administrativo.
Portanto, é de extrema importância a participação da categoria na escolha dos dirigentes sindicais deste ano. Os metalúrgicos associados devem procurar conhecer as propostas dos candidatos e candidatas e apoiar aqueles que possuem as mesmas diretrizes e que defendam as pautas as quais se identifica. As inscrições das chapas se encerram na sexta-feira, dia 5.
O que você precisa saber sobre as eleições sindicais de 2021
QUANDO: Dias 3, 4 e 5 de março de 2021
COMO SERÁ: Em turno único
QUEM VOTA: Apenas associados ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que cumpram os requisitos do estatuto
COMO VOTAR: Devido a pandemia da Covid-19, o SMetal estuda a possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar da forma tradicional – com as urnas nas fábricas e na sede do Sindicato – e também à distância, de forma eletrônica. A decisão sobre o formato será divulgada até o fim de fevereiro.
A VOTAÇÃO
Onde haverá CSE e CSA: Trabalhadores de 29 comitês, sendo 28 de empresas e 1 de aposentados, deverão votar duas vezes na mesma cédula:
– Primeiro votam no Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados.
– Segundo votam na diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.
Os 29 Comitês são: Apex Tool, Bardella, Clarios, CNH, Edscha, Flextronics, Furukawa, Gerdau, Gestamp, GK 108, Hurth Infer, Inovadoris, Junior Flex, Kanjiko, Metalac, Metalúrgica Vicfer, Metso, Moto Peças, Prysmian (unidades Boa Vista e Éden), Robert Bosch, Schaeffler, Scherdel, Toyota, VMX, Vossloh Cogifer e ZF do Brasil (Planta 1 e Planta 2) – mais o Comitê de Aposentados (CSA).
Para fábricas SEM CSE: Trabalhadores elegerão a diretoria executiva, o conselho da direção executiva e o conselho fiscal
SEGURANÇA: A Comissão Eleitoral está atenta ao pleito, inclusive às medidas necessárias de segurança para a realização das eleições sindicais e elaborando procedimentos para garantir a saúde de todos e todas.
IMPORTANTE: Todas as regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições sindicais de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia eleitoral realizada dia 22 de janeiro e seguem o Estatuto da entidade.