Militantes do movimento negro de Sorocaba e Votorantim se reuniram no último sábado, 6, para o 1º Ato pelo Voto Antirracista do município (confira as fotos). O evento aconteceu na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.
Durante toda a manhã, os participantes do ato discursaram sobre as dificuldades vividas pela população negra no Brasil e da importância de ocupar os espaços para combater o racismo. Após essa etapa, os manifestantes fizeram uma caminhada pelo centro de Sorocaba.
Everton da Silva Souza, coordenador do Coletivo Racial do SMetal, destacou a importância de valorizar o voto. “Às vezes, as pessoas não têm nenhuma estrutura básica e, por conta da situação, acabam trocando o voto por algo imediato, como uma cesta básica. Precisamos pensar no que realmente precisamos, como saúde e emprego, porque quem recebe seu voto, tem que trabalhar para você”.
Alex Zok, um dos coordenadores do Movimento Antirracista de Sorocaba, enfatizou que é preciso ocupar os espaços. “O voto preto e preta tem como estratégia termos novos locais sociais da população preta na sociedade brasileira, entendendo que somente estando nas estruturas que discutem e geram leis poderemos erradicar o racismo da nossa sociedade”.
A manifestação foi promovida pelos Comitês Antirracistas de Sorocaba e Votorantim. Outros atos pelo voto antirracista estão sendo planejados em todo país.
O Movimento Negro Unificado (MNU), o Movimento Antirracista, o Coletivo Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), entre outros, também participaram do ato.