Busca
Busca
Educação

EJA inicia aulas e oferece vagas para novos alunos em Sorocaba

Com inscrições abertas ininterruptamente, durante todo o ano letivo, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem vagas para pessoas interessadas em se alfabetizar

Jornal Cruzeiro do Sul
Luiz Setti/JCS
São cerca de 200 alunos matriculados no programa

São cerca de 200 alunos matriculados no programa

Com inscrições abertas ininterruptamente, durante todo o ano letivo, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem vagas para pessoas interessadas em se alfabetizar. As aulas deste ano começaram na última segunda-feira mas novos alunos são aceitos durante o ano inteiro. Direcionado para quem ainda não se alfabetizou ou precisa concluir o ensino fundamental 1, o programa recebe alunos a partir dos 14 anos completos. De acordo com o Censo de 2010, 3,1% da população sorocabana é considerada analfabeta. Atualmente são cerca de 200 pessoas matriculadas em 10 escolas da rede municipal de ensino.

As aulas do programa acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 21h30, para turmas do 1º ao 5º ano. “O currículo segue todas as diretrizes pedagógicas da Secretaria da Educação mas também valoriza a bagagem de cada aluno, de maneira a oferecer a eles uma oportunidade de desenvolvimento pessoal única, enriquecedora e completa”, explica a professora Tânia Laino, coordenadora da EJA. Ela ressalta ainda o alto índice de alfabetização em Sorocaba. “Isso só nos incentiva a alfabetizar cada vez mais pessoas”, diz.

As inscrições

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em qualquer escola da rede municipal. Por conta de uma parceria com a Secretaria da Cidadania e Participação Popular, a partir deste ano as inscrições também podem ser feitas nas Casas do Cidadão, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Em seguida, a Secretaria da Educação encaminha o aluno para uma das unidades em que o programa acontece. Para fazer a inscrição é necessário levar o RG ou a Certidão de Nascimento. Casados devem levar também a Certidão de Casamento.

tags
adultos alfabetização aprender Educação EJA inscrições jovens programa
VEJA
TAMBÉM