Busca
Investimento

Efeito Lula: indústria cresce 8,4% em abril na comparação com o ano passado

Governo apresenta resultados positivos na industrialização, mostra pesquisa do IBGE

Redação Revista Fórum
RICARDO STUCKERT/PR

O acumulado de 3,5% no primeiro quadrimestre do ano mostra resultados positivos para o ano e reforça um dos compromissos do governo Lula em sua campanha: a reindustrialização do país.

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE de Abril foi divulgada nesta sexta-feira (14) e apresentou resultados positivos para o setor em 2024.

atividade industrial brasileira registrou um crescimento significativo no primeiro quadrimestre de 2024, com um aumento de 3,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior e um crescimento de 8,4% em abril de 2024 comparado a abril de 2023.

“É importante ressaltar que o comportamento nacional em abril, de recuo, foi concentrado em atividades com maior peso, mas com um espalhamento das demais atividades no campo positivo, demonstrando sete atividades em queda e 18 em crescimento. Da mesma forma, na pesquisa regional, observamos apenas cinco locais com comportamento negativo nesse mês”, explica o analista da pesquisa do IBGE Bernardo Almeida.

Em comparação com o mesmo período, houve crescimento massivo em 16 de 18 estados, com destaque para o Rio Grande do Norte (25%), Santa Catarina (16%), Pernambuco (13%) e Goiás (12%). Além disso, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Amazonas registraram subidas acima de 10%. Só foram registradas quedas no Pará (13%) e na Bahia (3%).

O Paraná bateu recorde. “A alta é a mais intensa desde setembro de 2020, quando cresceu 13,5% em um momento de recuperação da indústria após os primeiros meses da pandemia de Covid-19, com afrouxamento do isolamento e do distanciamento social”, afirma o pesquisador.

O acumulado de 3,5% no primeiro quadrimestre do ano mostra resultados positivos para o ano e reforça um dos compromissos do governo Lula em sua campanha: a reindustrialização do país.

Com informações de IBGE

tags
governo federal industrialização investimento Lula NIB Nova Indústria Brasil
VEJA
TAMBÉM