Editorial: SMetal, muito além do lazer

Editorial da Folha Metalúrgica nº 982 relembra a luta da diretoria do SMetal pensando sempre no todo, protegendo direitos, garantindo salários e benefícios e também proporcionando momentos de lazer

Divulgação

O trabalho do seu Sindicato é feito de um conjunto de ações que vão desde o atendimento básico, passando pelas grandes lutas por direitos, até chegar ao lazer.

É o trabalho responsável e firme do Sindicato que garantiu, por exemplo, o reajuste do seu salário. Mesmo diante da alta inflação e da determinação dos empresários em parcelar a data-base, o SMetal lutou e conquistou aumento igual ou maior que o INPC de 10,42% para mais de 95% da categoria. Não é pouca coisa. Não foi sem muita luta.

Esse mesmo empenho da direção sindical manteve direitos fundamentais ameaçados por políticos que não pensam no trabalhador brasileiro. A Reforma Trabalhista só não foi aplicada na íntegra porque o Sindicato impôs a cláusula Salvaguarda, que obriga o patrão a discutir com o SMetal qualquer implantação a torto e a direito.

As negociações dos dirigentes colocam mais dinheiro no seu bolso, através dos acordos para benefícios como vale-alimentação e PPR. Só do PPR, neste ano, foram mais de R$ 177 milhões.

Além disso, todos os serviços do Sindicato estão à disposição dos trabalhadores. Exemplo disso são as reintegrações realizadas na semana passada. Através do jurídico do SMetal, dois metalúrgicos, lesionados no trabalho, tiveram seus empregos e direitos garantidos.

Nesses dois últimos anos da mais profunda crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, o SMetal intensificou as ações. Foi assim que seu emprego e sua renda foram mantidos. Mais do que isto, a atuação sindical firme protegeu a sua vida e a de seus familiares.

Mas é claro que não esquecemos que o lazer também é importante. Mesmo diante de toda a adversidade da pandemia, que tirou a vida de mais de 600 mil pessoas até agora, o SMetal trabalhou para preparar os espaços de diversão para os associados.

O Clube dos Metalúrgicos reabre no sábado, 4, totalmente reformulado, com tudo que o você precisa para aproveitar as horas de descanso com a família. Evidente que tudo isso precisa também de mudanças em algumas regras, mas elas foram pensadas para que todos possam continuar desfrutando o espaço com qualidade.

E é assim que o SMetal trabalha: pensando no todo, protegendo seus direitos, garantindo seu salário e benefício. E também proporcionando momentos de lazer. Por isso, como sempre repetimos, conte sempre com o seu Sindicato.

diretoria Editorial lazer luta opinião sindicato SMETAL Sorocaba