“O brasileiro vai ter que escolher se quer emprego ou direitos”. É assim, em tom de ameaça, que as coisas vêm sendo tocadas. Na prática o que eles – políticos e empresários – querem é que você aceite um salário que mal dá para colocar comida na mesa. E claro, sem férias, décimo terceiro, PPR ou plano de saúde.
A partir de 2016, após o golpe, uma série de propostas foram colocadas em práticas. Assim veio, por exemplo, a Reforma Trabalhista. Com ela, o patrão decide se aumenta o salário, parcela férias, implanta o trabalho intermitente ou terceiriza qualquer atividade dentro da empresa.
Essa situação, para você metalúrgico, só não é uma realidade porque o SMetal garantiu, em intensas negociações, uma cláusula para impedir a implantação da Reforma Trabalhista.
Em meio a tantas tentativas de desvalorizar o trabalhador, durante o mandato de 2017 a 2021, o Sindicato se manteve firme no propósito de defender a categoria metalúrgica de Sorocaba e região.
Exemplos dessa atuação você encontra nas negociações do SMetal que garantiram o pagamento de quase R$ 600 mi em PPR durante os quatro anos. Ou as Campanhas Salariais que, além de reajustes, defenderam direitos importantes. E ainda na busca da entidade por investimentos para manter e gerar empregos na cidade.
Na pandemia da Covid-19, o Sindicato garantiu que grande parte dos acordos negociados tivessem melhores condições que as previstas pelo o governo. Na prática, isso significou mais dinheiro no bolso do trabalhador e garantia não só da sua saúde, mas também do seu emprego.
Mas ainda não terminou. A pandemia continua matando milhares de pessoas em todo Brasil e afetando a economia. O governo não dá sinais de que vai fazer alguma coisa para amenizar o problema. Enquanto a equipe econômica fala em recuperação, Bolsonaro vem a público alegar que o país está quebrado. Nem mesmo um plano concreto para vacinação existe.
Por isso, mais do que nunca, seu Sindicato é de fundamental importância. Só com ele seus direitos serão garantidos. Mais do que isso, a manutenção do seu emprego está na força que o SMetal tem demonstrado ao longo dos anos.
E esse apoio ao Sindicato passa pela eleição dos dirigentes para um novo mandato, que vai de 2021 a 2025. A partir do final de janeiro, você vai conhecer os candidatos e propostas para essa nova gestão. A votação acontece em março. Portanto, participe! Conheça e apoie quem se propõe a estar na linha de frente e lutar por você. E lembre-se sempre, o SMetal está presente defendendo seus direitos quando você mais precisa.