Editorial: Conte sempre com seu Sindicato!

Editorial da Folha Metalúrgica nº 971 relembra algumas das lutas do SMetal em 2020, quando a entidade se mostrou mais necessária do que nunca, com acordos que garantiram a saúde, renda e emprego da categoria

Divulgação

O ano mais longo de todos. É assim que vamos lembrar de 2020, quando vivemos a maior crise sanitária e econômica da história recente da humanidade. A pandemia da Covid-19 chegou sorrateira e, em pouco tempo, parou o mundo.

Os trabalhadores sentiram o impacto de imediato, com a paralisação ou redução do funcionamento das empresas. O governo federal pouco fez para amenizar a situação, com mecanismos que demoraram para sair e que tiveram inúmeras falhas.

E foi quando o Sindicato se mostrou mais necessário do que nunca. Mesmo com funcionários e diretores afastados pela quarentena, trabalhando de suas casas, o SMetal, com muita força e luta, negociou acordos que garantiram a saúde, a renda e o emprego da categoria.

Na maioria das propostas, o Sindicato garantiu melhores condições que as previstas pelo governo, com estabilidade no emprego e valor próximo ao do salário líquido. Cerca de 30 mil metalúrgicos foram beneficiados com conquistas como Campanha Salarial, além de inúmeros acordos de PPR.

Os trabalhadores participaram de todas as decisões. Através de uma ferramenta exclusiva, as assembleias foram realizadas eletronicamente, mantendo a categoria longe de um possível contágio pelo coronavírus.

Nesse período, o SMetal também intensificou o atendimento por e-mail, telefone e redes sociais. Pelo whatsapp, a categoria pôde tirar dúvidas e fazer denúncias, resultando em mais de 1,5 mil atendimentos. Já o setor jurídico – plantões trabalhista, cível e previdenciário –, atendeu cerca de 1,3 mil trabalhadores.

Num cenário tão adverso, os homens e mulheres precisavam da segurança do Sindicato trabalhando em defesa dos seus direitos. Afinal, são pessoas com obrigações para cumprir, com famílias para sustentar.

Entre amigos e familiares, somamos mais de 170 mil mortos no país. E fica indignação com um presidente que, no auge da crise, escolhe fazer evento público para inaugurar as roupas que ele e a primeira-dama usaram na posse.

Em meio às notícias promissoras da imunização em várias partes do mundo, a vacinação do povo brasileiro virou uma briga política, uma queda de braço entre governo federal e os estados.

Enquanto isso, fica o apelo para que tomemos todo cuidado do mundo. E que o trabalhador metalúrgico lembre-se que o SMetal está sempre à disposição, defendendo seus direitos quando você mais precisa, em 2021 não será diferente. Conte sempre com seu Sindicato!

campanha Covid-19 Emprego luta pandemia PPR renda salarial sindicato SMETAL Sorocaba