Edição Histórica

Editores comemoram a edição número 1000 da Folha Metalúrgica

Em 30 anos, diversos jornalistas estiveram à frente da Folha Metalúrgica, que chega a sua edição número 1.000; eles falam desse marco e da importância da publicação para a categoria e a sociedade

Em janeiro de 1992, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) lançava a 1ª edição da Folha Metalúrgica, um dos principais meios de comunicação da categoria.

De lá para cá, são 30 anos e 1.000 edições de história e compromisso com a informação, indo além do chão de fábrica, mas também informando toda região. Nesses anos, diversos jornalistas trabalharam como editores da Folha Metalúrgica. Para comemorar essa marca, eles falaram da importância da publicação.

Confira que fez parte desta história:

Carlos Araújo

Assessor de Comunicação do SMetal entre 1988 a 1993

A Folha Metalúrgica, elaborada por mim e pelo Camaru, desenhista e arte-finalista, nasceu nos anos 90. O feliz nome Folha Metalúrgica foi sugerido por Alexandre Leite Proença, companheiro de trabalho na época. Nossa referência de imprensa sindical era a “Tribuna Metalúrgica” do ABC. Para mim, a comunicação é um instrumento fundamental nas relações entre o Sindicato e os trabalhadores e a Folha cumpre essa missão de forma exemplar nas jornadas de lutas em defesa dos nossos direitos, trabalho e organização sindical. Vida longa à Folha Metalúrgica.

—-

Enio Taniguti

Assessor de Comunicação do SMetal entre 1993 e 1995

Foram tempos sem internet e sem a força das redes sociais. Fazíamos um esforço diário para colocar a Folha Metalúrgica no interior das fábricas. Um trabalho que não foi meramente informativo, visava também a organização, mobilização e conscientização da categoria como trabalhadora e como cidadã. Foi um período fecundo de aprendizado profissional e pessoal, do qual me orgulho de ter participado.

Paulo Rogério de Andrade

Assessor de Comunicação do SMetal entre 1993 e 2018

Foi trabalhando na Folha Metalúrgica que tive a dimensão de como pode ser relevante e agregadora a profissão de jornalista. Com aval da diretoria, nossa missão era dar voz de protagonista à classe trabalhadora, tratada como coadjuvante ou objeto pela elite gananciosa e discriminatória. Passados 30 anos, a Folha segue firme como vitrine, digníssima, de uma categoria que é referência em organização e consciência social.

Fernanda Ikedo

Assessora de Comunicação do Smetal entre 2014 e 2019

Entre 2016, pós golpe que depôs a presidenta Dilma e 2018, houve a rápida aprovação das reformas neoliberais (trabalhista e previdenciária). A Folha Metalúrgica informou e mostrou as consequências desse projeto político. Como as narrativas estão sempre em disputa, houve, as que foram vendidas pela grande mídia e pelo setor empresarial e a do movimento sindical em defesa dos direitos historicamente conquistados. A contribuição da Folha vai além de ser informativa, contribui para a reflexão sobre que sociedade queremos.

Jônatas Rosa

Assessor de Comunicação do Smetal de 2019 até hoje

É uma honra e um imenso privilégio dar continuidade a esse trabalho tão importante que é a Folha Metalúrgica. Ao longo desses 30 anos, a direção sindical e grandes jornalistas moldaram essa mídia que vai muito além do chão de fábrica, muito além de apenas falar com a categoria. É um jornal que cumpre a função de informar e formar toda sociedade da região de Sorocaba, sempre do lado certo da história, que é o lado da classe trabalhadora. Que venham mais 30 anos e mais mil edições de luta e responsabilidade com a informação.

edição comemorativa edição histórica Folha Metalúrgica Metalúrgicos Sorocaba