O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira, 16, à CNN Brasil que o salário mínimo vai aumentar a partir de maio deste ano. A novidade já havia sido colocada em pauta pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no início da semana.
De acordo com Lula, a partir de 1º de maio deste ano, o salário passa a ser de R$1320,00. No começo do ano, no dia 1º de janeiro, o valor já havia passado por um reajuste que, à época, foi considerado baixo por especialistas, já que representava aumento real de apenas 1,5% acima da inflação.
“Recebemos a notícia do novo piso positivamente. Para o movimento sindical, é um aceno à Política de Valorização do Salário, que presente nos governos petistas entre 2002 e 2026. Somente dando os primeiros passos é que avançaremos em larga escala em prol da população”, comenta Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Leandro recorda sobre as medidas que permitiram, nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff, que o trabalhador tivesse 76% de aumentos acima da inflação dos períodos.
O anúncio do aumento salarial deve ser feito na próxima semana pelo presidente Lula, o ministro Luiz Marinho e Fernando Haddad – atual ministro da Economia do governo petista.