Busca
Busca
Valorização

Economia: Salário mínimo terá reajuste em 1º de maio deste ano

Ministro do Trabalho já havia adiantado e possibilidade e presidente bateu o martelo sobre novo aumento do salário mínimo; valor será de R$1320,00 e passa a valer no dia 1º de maio de 2023

Imprensa SMetal
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Anúncio oficial deve ser feito na próxima semana pela equipe econômica do governo de Lula (PT)

Anúncio oficial deve ser feito na próxima semana pela equipe econômica do governo de Lula (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira, 16, à CNN Brasil que o salário mínimo vai aumentar a partir de maio deste ano. A novidade já havia sido colocada em pauta pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no início da semana.

De acordo com Lula, a partir de 1º de maio deste ano, o salário passa a ser de R$1320,00. No começo do ano, no dia 1º de janeiro, o valor já havia passado por um reajuste que, à época, foi considerado baixo por especialistas, já que representava aumento real de apenas 1,5% acima da inflação.

“Recebemos a notícia do novo piso positivamente. Para o movimento sindical, é um aceno à Política de Valorização do Salário, que presente nos governos petistas entre 2002 e 2026. Somente dando os primeiros passos é que avançaremos em larga escala em prol da população”, comenta Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Leandro recorda sobre as medidas que permitiram, nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff, que o trabalhador tivesse 76% de aumentos acima da inflação dos períodos.

O anúncio do aumento salarial deve ser feito na próxima semana pelo presidente Lula, o ministro Luiz Marinho e Fernando Haddad – atual ministro da Economia do governo petista.

tags
1º de Maio Dinheiro Economia espaço fiscal piso salarial Salário Mínimo valorização
VEJA
TAMBÉM