Vereadores de Sorocaba aproveitaram a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, na cidade, para entregar documento que solicita apoio e investimento do Governo Federal na construção do Hospital Municipal de Sorocaba, na zona norte.
A resolução da entrega do documento foi feita durante audiência pública, na Câmara, presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT) e que tratou da demora da construção do hospital, realizada na sexta-feira, 23.
No sábado, 24, o ministro veio a Sorocaba participar da inauguração do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), na Vila Progresso. A unidade funcionará 24 horas por dia e terá atendimento clínico, psiquiátrico e terapia ocupacional, entre outros serviços.
Conforme explica Izídio de Brito, após a decisão na audiência, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) foi procurado e também assinou o documento entregue ao ministro.
Antes de assumir o ministério, Chioro foi secretário de saúde de São Bernardo de Campo e ajudou a reestruturar o sistema de saúde da cidade, que conta com quatro hospitais públicos municipais. Entre eles, o Hospital de Clínicas, que recebeu 70% de verba do governo federal para construção, além de verbas para custeio e manutenção.
“Sorocaba também pode contar com esse financiamento. É preciso agora que a Secretaria Municipal de Saúde abra as tratativas com o Ministério”, destaca Izídio.
Regional não é municipal
O vereador também explica que o hospital municipal não deve ser confundido com o novo hospital regional, prometido pelo governo estadual, que deve definir esta semana a empresa responsável pelas futuras obras.
“O novo Regional, a exemplo da unidade que já existe, vai receber pacientes de mais de 50 municípios. Já o hospital municipal deverá atender prioritariamente os sorocabanos”, esclarece o parlamentar petista.
Em 2012 uma campanha liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos e encampada pelo vereador Izídio recolheu assinaturas de mais de 26 mil eleitores sorocabanos que pediam o hospital municipal. O projeto enfrentou resistências tanto do ex-prefeito Vitor Lippi quanto do atual, Antônio Carlos Pannunzio (ambos de PSDB). Agora Pannunzio decidiu apoiar a proposta.
Izídio e demais parlamentares de Sorocaba, juntamente com o prefeito Pannunzio, oficializaram pedido de apoio federal à saúde na cidade (foto: Dani Gáspari/Assessoria Deputado Hamilton)