Cultura

Documentário sobre nazismo alemão no Brasil é exibido no Cine SMetal na quinta-feira, dia 6

“Menino 23” acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta sobre nazistas brasileiros que retiraram meninos negros de um orfanato para serem escravizados

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

O Cine SMetal exibe na quinta-feira, dia 6, o documentário “Menino 23”. O encontro, que será realizado às 19h no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), terá a presença dos professores Eliana Cardoso Leite e Rodrigo Vilella Rodrigues, da ADUFSCar (Associação dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).

Lançado em 2016, “Menino 23” acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta sobre nazistas brasileiros que, durante os anos 1930, retiraram 50 meninos negros de um orfanato no Rio de Janeiro para serem escravizados.

Eles foram levados para uma fazenda da família Rocha Miranda, no município de Campina do Monte Alegre (SP). O título do documentário faz referência ao sobrevivente do nazismo no Brasil, Aloisio Silva, chamado apenas por este número durante a infância na fazenda.

Após a exibição do filme, Renata Rocha, responsável pela mediação e curadoria do Cine SMetal, deve realizar um bate-papo sobre a obra com os professores da ADUFSCar.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Confira o trailer de “Menino 23”:

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais, além de incentivar a valorização do cinema nacional, apoiando produções regionais e trazendo, ao público, debates e reflexões propostos pelo cinema brasileiro.

A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

Cine SMetal Cultura documentário exibição Menino 23 Nazismo