Busca
Negociação

DMS: trabalhadores garantem acordo com aumento real e compensação de feriado aos sábados

Outra pauta que está sendo negociada com a fábrica é a implementação de um Convênio Médico para os trabalhadores

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A empresa possui mais de 50 trabalhadores e fica localizada em Votorantim.

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 6, os trabalhadores da DMS garantiram um acordo de aumento de 6% nos salários e a compensação dos próximos três feriados que caem aos sábados.

Para o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), responsável pelas negociações com a fábrica, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), o resultado desta assembleia demonstra a importância do fortalecimento do Sindicato.

“É fundamental que a categoria esteja unida e mobilizada, além de fortalecer o SMetal por meio da associação. Com um Sindicato sólido, garantimos melhores benefícios e avanço nos direitos da categoria”, afirma o dirigente.

A empresa possui mais de 50 trabalhadores e fica localizada em Votorantim.

Campanha Salarial 2024

Na última semana, a categoria metalúrgica representada pelo SMetal aprovou, em Assembleia Geral, a proposta de 1,2% de aumento real nos salários somado à reposição da inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto deste ano. Além disso, as cláusulas sociais que ampliam direitos da categoria, como estabilidade antes da aposentadoria e auxílio-creche, foram renovadas.

Entretanto, na DMS, que é representada pelo Grupo 8.2 nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), foi possível realizar um acordo individual, com um reajuste ainda maior, chegando a 6%.

Marcelinho explica que o percentual de aumento real ainda será definido, pois o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto será divulgado na próxima semana, fixando o percentual de perda de poder de compra da categoria desde a última data-base.

Compensação dos feriados aos sábados

Após reportagem divulgada no Portal SMetal sobre os feriados de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que cairão aos sábados, os trabalhadores da DMS procuraram o SMetal denunciando que trabalhariam nesses dias.

Diante disso, o Sindicato pautou a empresa para que respeitasse o feriado. Após negociação, os trabalhadores poderão sair mais cedo no dia 24 de dezembro (véspera de Natal), garantindo uma folga ininterrupta no fim do ano, proporcionando tempo de descanso e lazer para a categoria.

Novas negociações

Outra pauta que está sendo negociada com a fábrica é a implementação de um Convênio Médico para os trabalhadores. A empresa sinalizou que está cotando algumas prestadoras deste serviço e avaliando a viabilidade do benefício.

Marcelinho completa explicando que, em breve, dará retorno aos metalúrgicos sobre o novo benefício.

Confira as fotos da assembleia

DMS: trabalhadores conquistam aumento real
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
aumento real Benefício Campanha Salarial compensação Convênio médico DMS feriado
VEJA
TAMBÉM