Sindicato Cidadão

Dirigentes do SMetal realizam doação de sangue no Dia do Doador

Ação aconteceu na última sexta-feira, 14, e tem como objetivo conscientizar a categoria sobre a importância de ajudar

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram ação solidária de doação de sangue no Dia Mundial do Doador, na última sexta-feira, 14.

Com o objetivo de conscientizar a categoria sobre a importância de doar, participaram da atividade o presidente do SMetal, Leandro Soares; o vice-presidente, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho); o secretário-geral, Silvio Ferreira e o diretor executivo, Francisco Lucrécio Saldanha, além de funcionários do SMetal, como Elionai Almeida.

“A solidariedade está no sangue dos metalúrgicos”, afirma Leandro Soares.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, ressalta a importância da doação permanente. “A nossa categoria já passou de 47 mil metalúrgicos e precisamos nos unir em solidariedade a quem está precisando”, afirma o dirigente.

Doação de sangue

O Dia do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em todo o mundo para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares. Com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde registrou 1,6% da população brasileira como doadora, em 2023. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais. Em alusão ao dia e com o objetivo de estimular a doação, o ministério lança hoje a campanha nacional: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.

No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.

Para doar à Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), basta entrar em contato por meio dos números (15) 3224-2930 ou (15) 3332-9461, das 7h às 12h30 [exceto em feriados]. Também é possível realizar agendamento online, por meio do site da entidade, que fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Vila Boa Vista, em Sorocaba.

*Com informações do Ministério da Saúde

doação sangue Sindicato Cidadão solidariedade