Com o objetivo de atualizar o projeto político-organizativo da CUT conforme as transformações no mundo do trabalho e elaborar um plano de lutas para o próximo período, acontece, entre os dias 7 e 10 de outubro, o 13º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), na Praia Grande.
Oitos dirigentes do SMetal estarão representando na entidade nos debates. São eles: Antonio Welber Filho, Izidio de Brito, Valdeci Henrique da Silva, Leandro Soares, Lindalva Linhares da Silva Martin, Priscila dos Passos Silva, Silvio Ferreira e Tiago do Nascimento.
No texto das normas e orientações, a coordenação ressalta que “este será um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da CUT e acontecerá num momento em que o governo [de Jair Bolsonaro (PSL)] não esconde a intenção de destruir as conquistas e direitos dos trabalhadores e da sociedade brasileira, fragilizar o movimento sindical, a democracia e abrir mão da soberania nacional”.
E prossegue afirmando que, “aliado a esse processo, as grandes transformações no mundo do trabalho e seus desdobramentos também atingem fortemente os trabalhadores, as trabalhadoras e o movimento sindical”.