Cerca de 50 trabalhadores de empresas multinacionais do ramo metalúrgico participaram do Encontro de Coordenadores de Redes Sindicais, promovido entre os dias 27 e 28 deste mês, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo.
Entre eles, os dirigentes do SMetal, Cleriston Cristovão dos Santos, o Pereira (ZF do Brasil), Roberto Hatadani (Toyota), Gilberto Almeida Silva (Gerdau) e Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho (Schaeffler).
A atividade teve como objetivo a troca de informações e de experiências sobre organização e ação dos metalúrgicos, além de fortalecer as redes sindicais de trabalhadores nas empresas.
O coordenador da Rede ZF, Pereira, destaca a importância da solidariedade dos trabalhadores, conseguida por meio das redes sindicais. “Com a troca de informações entre os trabalhadores conseguimos subsídio para alavancar uma negociação, que derruba fronteiras, antes, intransponíveis”, afirma.
Nesse mesmo sentido, Verdinho, representante da Rede Schaeffler, reforçou que uma das tarefas deixadas pelo encontro foi a de disseminar essa ferramenta de Redes entre os trabalhadores. “É uma política da CNM/CUT, aprovada no Congresso da entidade e que contribuiu muito para a organização da categoria”.
Rede Toyota
O encontro teve ainda como destaque a criação das redes Rexam e Toyota. Ao final, a CNM/CUT criou o seu Coletivo de Relações Internacionais, com o objetivo de aprofundar o debate e elaborar propostas para a política da entidade para a área. O evento fez parte do Projeto de Ações frente às multinacionais na América Latina, promovido em parceria com a CUT, o Instituto Observatório Social e centro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), ligado à central sindical alemã DGB.
Saiba mais
• A proposta para a criação da Rede Sindical dos Trabalhadores da Toyota foi dos jovens metalúrgicos Roberto Masayoshi Hatadani (Sorocaba) e Thiago dos Santos Oliveira (ABC).
• O 1º encontro da Rede Sindical dos trabalhadores na Toyota acontece dia 30/08
• Uma rede sindical é formada por trabalhadores de uma empresa multinacional em diferentes plantas, proporcionando um intercâmbio de informações e experiências