Por falta do pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2018 os trabalhadores da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) – Votorantim Metais, aprovaram comunicado de greve em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), na manhã desta quarta-feira, dia 30.
A empresa – que faz manutenção em equipamentos, e pertence ao Grupo Patronal 10 (G10) – alega aos trabalhadores e aos dirigentes do Sindicato que não foram atingidas as metas para o pagamento do PPR. Mas, de acordo com o vice-presidente do SMetal, Valdeci da Silva (Verdinho) não foram apresentadas as planilhas. “Faltou transparência da empresa nesse processo”, afirma.
Verdinho ressalta também que o sindicato está tentando negociar com a empresa, desde o ano passado, o acordo coletivo, com cláusulas sociais e reajuste salarial, mas a direção da CBA tem dificultado o diálogo.
“Outro ponto que estamos reivindicando é a questão do Calendário de Folgas. A empresa quer que os trabalhadores compensem os dias pontes aos sábados, enquanto eles querem diluir durante os dias da semana, ao longo do ano”, explica Verdinho.
Se até sexta-feira, dia 1 de fevereiro, a empresa não oferecer proposta, a greve será iniciada. A CBA fica na zona industrial de Sorocaba e tem aproximadamente 70 trabalhadores.