Busca
Em Brasília

Diretoria do SMetal toma posse em dia de luta pela defesa dos direitos

Após enfrentarem a repressão de Temer e do governador do Distrito Federal, diretoria do SMetal tomou posse ainda no dia 24 de maio, à noite, na sede do Sindicato dos Professores em Brasília

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Após enfrentarem a repressão de Temer e do governador do Distrito Federal, diretoria do SMetal tomou posse ainda no dia 24 de maio, à noite, na sede do Sindicato dos Professores em Brasília

Após enfrentarem a repressão de Temer e do governador do Distrito Federal, diretoria do SMetal tomou posse ainda no dia 24 de maio, à noite, na sede do Sindicato dos Professores em Brasília

Em um dia histórico de luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores, na última quarta-feira, dia 24 de maio, a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tomou posse para gestão do triênio 2017-2020.

A solenidade aconteceu em Brasília, no Sindicato dos Professores (Sinpro/CUT-DF), em função do protesto convocado pelos movimentos sociais e sindicais, que reuniu mais de 200 mil manifestantes contrários às reformas Trabalhista e Previdenciária, o governo de Michel Temer (PMDB), e clamando por Diretas Já.

De acordo com o novo presidente do SMetal, Leandro Soares, o local da posse “não poderia ser outro”, visto a urgência da retomada da democracia no país. “Diante da crise política, com um presidente corrupto e ilegítimo, que está desperdiçando dinheiro público para aprovar a retirada de direitos via reformas trabalhista e previdenciária, a única saída para nós trabalhadores é ir para as ruas pressionar pelas eleições diretas”.

Após a manifestação, por volta das 21h, os 103 diretores tomaram posse no Sinpro, com a participação de diversos representantes sindicais, como Paulo Cayres, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), e de sindicatos parceiros, inclusive de Sorocaba, que também foram à luta em Brasília, como Rodoviários, Vestuário e dos Jornalistas, entre outros.

Para dar apoio à nova gestão, o deputado federal Vicentinho (PT), que trabalhou como metalúrgico em São Bernardo do Campo e foi presidente do sindicato da categoria no ABC e da CUT Nacional, reforçou a importância da luta sindical, principalmente neste momento tenso pelo qual o país está passando, de repressão e criminalização aos movimentos sociais e sindicais.

Data marcante

A dirigente do Sinpro (DF), Rosilene Correa Lima, destacou as circunstâncias da posse SMetal. “Este dia foi um marco na vida de cada um de nós. O Brasil deu demonstração de muita força. Os dirigentes metalúrgicos de Sorocaba vieram para a luta em Brasília e tomam posse nesta data histórica. E tem muita gente nova tomando posse para sua primeira gestão. Juntos formarão um time de primeira linha”.

Dos 103 diretores que tomaram posse, 21 assumem mandato pela primeira vez, representando renovação de 20,4% na diretoria da entidade.

Posse ao vivo

A posse contou com transmissão ao vivo pela internet, via página do SMetal no Facebook e contabilizou mais de duas mil visualizações e 7.500 pessoas alcançadas. A íntegra da posse também está disponível na TV SMetal e mais fotos na Galeria de Imagem.

Orgulho para os metalúrgicos
“Os metalúrgicos de Sorocaba e região são motivo de orgulho para nossa confederação, por exercer de fato a política da CUT. E não tem DNA melhor da política da CUT do que estar presente na luta em defesa dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”, afirmou Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

Ademilson Terto, ex-presidente do SMetal, ressaltou o orgulho de passar a gestão para Leandro, com o sentimento e comprometimento de defesa da classe trabalhadora. “Desejo muito sucesso e empenho para todos. Quero dizer para o Leandro que não tenho dúvida nenhuma de que esse sindicato continua com todo o comprometimento de 1983, quando a entidade foi tomada das mãos dos pelegos, ainda durante a ditadura militar. Como naquela época, com união, a gente conquista a democracia novamente para este país”.

Foguinho

tags
brasilia diretoria luta posse renovação SMETAL
VEJA
TAMBÉM