A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu com imenso pesar a notícia do falecimento do ex-dirigente Luiz Ifanger. Ele morreu em Itu, aos 71 anos, na quarta-feira, 1ª de fevereiro.
Nos anos 80, Luiz militava em prol dos direitos da classe trabalhadora. Ele foi trabalhador da Maquinasa, entre outras empresas metalúrgicas, e, entre 1992 e 1995, integrou a diretoria do SMetal.
Mesmo após deixar a direção sindical, Luiz manteve a proximidade com o movimento e frequentemente participava dos encontros de ex-dirigentes.
O secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, lembra entrou para diretoria do Sindicato juntamente com Luiz. “Estivemos na mesma época como dirigentes sindicais, iniciando em 1992. O Ratinho, como ele era conhecido, tem muitas histórias de luta e compromisso com os trabalhadores. Com certeza, fará muita falta. Só podemos celebrar sua vida e expressar nossos sentimentos para os familiares”.
Leandro Soares, presidente do Sindicato, também lamentou o falecimento de Luiz. “Em nome de toda diretoria do SMetal, pedimos que Deus conforte o coração dos familiares e amigos nesse momento tão difícil. O Sindicato vai sempre lembrar desse companheiro de luta”.
Luiz foi sepultado na cidade de Sorocaba, no cemitério Memorial Park, na tarde desta quinta-feira, 2.