Busca
Ação Sindical

Diretores do SMetal promovem assembleias informativas na Clarios

Novidades nos benefícios que serão implantadas em prol dos trabalhadores da fabricante de baterias e atualizações da Campanha Salarial 2023 foram os temas debatidos; assembleias aconteceram dias 6 e 7

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

As assembleias na Clarios foram realizadas na terça e quarta-feira, dia 6 e 7 de junho / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e membros do Comitê Sindical (CSE) da Clarios realizaram assembleias nesta terça e quarta-feira, dia 6 e 7, em frente à fábrica, para informar os trabalhadores sobre mudanças nos benefícios que serão implantadas futuramente e também atualizações da Campanha Salarial 2023.

Segundo Antônio Welber Filho (Bizu), diretor executivo do SMetal, prestar contas sobre as discussões que estão sendo tratadas com a fábrica é uma prática do CSE da Clarios. “Sejam discussões sobre convênio médico, vale-alimentação, PPR, jornada ou até mesmo sobre denúncia de irregularidades, buscamos sempre negociar da melhor forma possível e, acima de tudo, manter a transparência sobre o que foi ou está sendo debatido. É importante lembrar também sobre o uso consciente dos benefícios, para poder melhorar sempre”, assegura.

Além do Bizu, fazem parte do CSE da Clarios os dirigentes Agnaldo José Bastos (Huga), Elessandro Souza da Silva Maciel (Neguinho), Everton da Silva Souza (Beiço) e Joel Américo de Oliveira. A Clarios, antiga Johnson Controls, é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos e fica na Avenida Independência, em Sorocaba.

Campanha Salarial 2023

Durante as assembleias na fábrica, os dirigentes falaram ainda sobre a Campanha Salarial de 2023 e da importância da manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva dos Metalúrgicos, última ferramenta de proteção dos direitos da categoria.

“Se hoje temos um piso salarial bem acima do salário mínimo, ou até mesmo o direito à estabilidade no emprego aos metalúrgicos que estão em vias de se aposentar ou acidentado, é porque o nosso Sindicato e a Federação têm lutado contra as tentativas do patronal em retirar esses direitos. Seguimos empenhados por um reajuste digno e também pela manutenção da Convenção Coletiva”, lembra Bizu.

Ele recorda que com o fim da ultratividade, imposta pela Reforma Trabalhista, em 2017, é necessário que, além do reajuste nos salários, o Sindicato e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) se empenhem, todos os anos, para negociar a renovação ou melhorias das cláusulas sociais.

“Caso os patrões se recusem a firmar acordos, os trabalhadores podem ficar sem os direitos que constam nas nossas Convenções. Isso seria um grande retrocesso na vida dos metalúrgicos”, enfatiza.

Sobre a questão econômica, os dirigentes informaram que a expectativa para as negociações deste ano é de inflação baixa e, por isso, será necessária unidade e mobilização dos trabalhadores para buscar aumento real. A Clarios faz parte do Grupo 2, que abrange fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos e eletrônicos.

tags
assembleia Benefício campanha Clarios coletiva convenção CSE salarial SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM