Acontece nesta semana, entre os dias 19 e 22 de outubro, a 14ª edição do Congresso Nacional da CUT (CONCUT), instância máxima de deliberação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A atividade acontece em São Paulo e contará com a participação de oito dirigentes representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
São eles: Leandro Soares (ZF do Brasil Planta 2), presidente da entidade; Valdeci Henrique da Silva (Schaeffler), vice-presidente; Tiago Almeida do Nascimento (Bardella), secretário de administração e finanças; Luiz Otávio Ferreira (CNH Industrial); Nazaré Inocencia da Silva (Flextronics); Marcelo Rodrigues (Scherdel); Marcio de Jesus Ribeiro (Toyota) e Priscila dos Passos Silva (Gestamp).
Para Leandro Soares, o Congresso deste ano marca a retomada da democracia e, principalmente, de um projeto de governo que prioriza a pauta dos trabalhadores e dos mais pobres. “Sem sombra de dúvidas, é o Congresso da retomada dos direitos dos trabalhadores. Ele marca, inclusive, a volta dos programas sociais e de distribuição de renda que fazem parte da luta da CUT desde a sua criação, no fim da ditadura, até agora”, assegura.
Ele lembra que a CUT tem um papel fundamental na redemocratização do país e no fortalecimento da nossa democracia. “Nesses 40 anos de Central, temos reafirmado o compromisso com a classe trabalhadora e as pessoas mais pobres do nosso país. Essa é a principal luta cutista e que o SMetal tem orgulho de fazer parte desde a sua fundação”, completa.
O 14º CONCUT
O CONCUT ocorre a cada quatro anos e é o fórum no qual são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da Central e suas entidades filiadas, além do plano de lutas da entidade. No Congresso deste ano, que tem como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, também será eleita a nova direção e executiva nacional da CUT.
Entre os dias 19 e 22 de outubro, os dirigentes dos mais diversos ramos participarão de mesas temáticas com palestras de especialistas – como economistas, políticos, autoridades em direitos trabalhistas, juristas, entre outros – sobre os temas que permeiam os debates. O intuito é contribuir com as estratégias de luta e ações a serem definidas para o período seguinte.
No encerramento da atividade, ocorrerá a eleição e posse da nova Direção Executiva Nacional e Conselho Fiscal da CUT Nacional, que está prevista para acontecer por volta das 13h do domingo, dia 22. Clique aqui e confira a programação completa do Congresso.