Movimento sindical

Diretores do SMetal participam de Seminário sobre meio ambiente

Atividade foi promovida por sindicatos ligados à CUT-SP nos dias 13 e 14 de junho, em São Paulo

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Divulgação

Participaram da atividade a trabalhadora da Flextronics, Nazaré Inocência e o trabalhador da Clarios, Joel Américo, ambos diretores do SMetal.

Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participaram, entre os dias 13 e 14 de junho, do 2º Seminário Sindicalismo de Meio Ambiente: Políticas Públicas Municipais e Transição Justa, em São Paulo.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) e o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), o evento tem como objetivo sensibilizar trabalhadores e trabalhadoras sobre as temáticas relacionadas às crises socioambientais e seus desdobramentos em nível global e local.

Nazaré Inocência, dirigente do SMetal e trabalhadora da Flextronics, participou da atividade e explica que a transição justa foi discutida como uma das principais bandeiras do movimento sindical para combater a crise climática.

“Com a catástrofe do Rio Grande do Sul veio à tona o papel do movimento sindical nessa questão. Quando discutimos Convenções Coletivas, precisamos incluir pautas que resguardem os trabalhadores, que são os mais afetados pelas catástrofes”

Nazaré explica que o movimento sindical quer se envolver na discussão sobre políticas públicas para o meio ambiente.  “A CUT, com esse seminário, vem nos lembrar que o trabalhador faz parte da luta e do meio ambiente como todo”, completa.

Segundo a CUT, a transição justa propõe que seja desenhado e implementado um conjunto de políticas para garantir que a transição e o caminho para uma produção com baixas emissões de gases de efeito estufa ofereçam ao mesmo tempo condições de vida e trabalho dignas, respeito aos direitos humanos e igualdade de oportunidades a trabalhadoras, trabalhadores e comunidades implicadas, especialmente nos povos e nações do sul global.

Além de Nazaré, o dirigente do SMetal e trabalhador da Clarios, Joel Américo, também esteve presente na atividade.

clima cut meio ambiente Movimento sindical transição justa