Das seis zonas eleitorais de Sorocaba, Dilma Rousseff (PT) venceu apenas em uma. Mas foi na Zona Eleitoral 357, que abrange os bairros da Zona Norte, Éden e Cajuru. A região Norte de Sorocaba é a que mais cresce na cidade e onde se concentra o maior número de trabalhadores da indústria, especialmente metalúrgicos, e onde o comércio e o setor de serviços estão se expandindo em maior volume no município.
No total, em Sorocaba, José Serra, do PSDB, teve 168.870 votos (54,08% ), contra 139.307 votos (45,20%) da presidente eleita Dilma Rousseff, do PT. Mas na região da Zona Norte, Dilma bateu o tucano por 36.235 votos a 28.575.
Sorocaba, apesar da tradição operária da cidade, chamada de “Manchester Paulista” nos anos 70 e de intensa atuação político-sindical, próxima do presidente Lula, é governada pelo PSDB há 16 anos (prefeitos Renato Amary e Vitor Lippi). Isso sem contar os dois prefeitos anteriores, Antônio Carlos Pannunzio e Paulo Mendes (eleitos pelo PTB e PMDB, respectivamente), e que há anos também são tucanos fervorosos.
Já no município vizinho, Votorantim, também de tradição operária pioneira, Dilma teve 52,86% dos votos contra 47,14% do tucano (32.127 contra 28.655, respectivamente). Votorantim é administrada pelo petista Carlos Augusto Pivetta.
Sem problema
Apesar de Sorocaba ter tido votação oposta à vontade geral do Brasil, segundo o PT não há risco nenhum da cidade ou região ficar em segundo plano nos programas e investimento federais. “A exemplo de Lula, Dilma tem grandeza política. E ela já se comprometeu a não olhar cor partidária na destinação de projetos. Agora depende do PSDB ter a mesma grandeza e humildade para requisitar verbas e programas disponíveis”, afirma o vereador de Sorocaba Izídio de Brito Correia (PT), vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
Izídio afirma que o governo de Sorocaba não fez esforço para se integrar a vários programas de Lula, como o das escolas técnicas federais e do aproveitamento da produção agrícola local na merenda escolar. Apesar disso, recebeu programas de Lula para a despoluição do Rio Sorocaba, a Ufscar, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, entre outros”, destaca o verador metalúrgico.