Busca
Busca
Eleições 2010

Dilma vence em região mais popular de Sorocaba

A região Norte de Sorocaba é a que mais cresce na cidade e onde se concentra o maior número de trabalhadores da indústria, especialmente metalúrgicos

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Vereador metalúrgico Izídio agradece militância durante comemoração na sede do Sindicato, na noite de domingo, 31

Vereador metalúrgico Izídio agradece militância durante comemoração na sede do Sindicato, na noite de domingo, 31

Das seis zonas eleitorais de Sorocaba, Dilma Rousseff (PT) venceu apenas em uma. Mas foi na Zona Eleitoral 357, que abrange os bairros da Zona Norte, Éden e Cajuru. A região Norte de Sorocaba é a que mais cresce na cidade e onde se concentra o maior número de trabalhadores da indústria, especialmente metalúrgicos, e onde o comércio e o setor de serviços estão se expandindo em maior volume no município.

No total, em Sorocaba, José Serra, do PSDB, teve 168.870 votos (54,08% ), contra 139.307 votos (45,20%) da presidente eleita Dilma Rousseff, do PT. Mas na região da Zona Norte, Dilma bateu o tucano por 36.235 votos a 28.575.

Sorocaba, apesar da tradição operária da cidade, chamada de “Manchester Paulista” nos anos 70 e de intensa atuação político-sindical, próxima do presidente Lula, é governada pelo PSDB há 16 anos (prefeitos Renato Amary e Vitor Lippi). Isso sem contar os dois prefeitos anteriores, Antônio Carlos Pannunzio e Paulo Mendes (eleitos pelo PTB e PMDB, respectivamente), e que há anos também são tucanos fervorosos.

Já no município vizinho, Votorantim, também de tradição operária pioneira, Dilma teve 52,86% dos votos contra 47,14% do tucano (32.127 contra 28.655, respectivamente). Votorantim é administrada pelo petista Carlos Augusto Pivetta.

Sem problema
Apesar de Sorocaba ter tido votação oposta à vontade geral do Brasil, segundo o PT não há risco nenhum da cidade ou região ficar em segundo plano nos programas e investimento federais. “A exemplo de Lula, Dilma tem grandeza política. E ela já se comprometeu a não olhar cor partidária na destinação de projetos. Agora depende do PSDB ter a mesma grandeza e humildade para requisitar verbas e programas disponíveis”, afirma o vereador de Sorocaba Izídio de Brito Correia (PT), vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Izídio afirma que o governo de Sorocaba não fez esforço para se integrar a vários programas de Lula, como o das escolas técnicas federais e do aproveitamento da produção agrícola local na merenda escolar. Apesar disso, recebeu programas de Lula para a despoluição do Rio Sorocaba, a Ufscar, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, entre outros”, destaca o verador metalúrgico.

tags
Dilma eleições 2010 Lula Serra Sorocaba zona norte
VEJA
TAMBÉM