Avanço

Dilma anunciará 2 mil vagas no Pronatec para catadores de materiais recicláveis

A presidenta Dilma Rousseff lançará, nesta quarta-feira, dia 3, o Pronatec Catadores com 2 mil vagas para a capacitação de catadores de materiais recicláveis

Blog do Planalto
Divulgação

A presidenta Dilma Rousseff lançará, nesta quarta-feira (3), o Pronatec Catadores com 2 mil vagas para a capacitação de catadores de materiais recicláveis. Este e outros anúncios que beneficiam catadores, como a contratação de bases de serviços do Programa Cataforte, serão feitos durante o Natal Solidário, na Expocatadores 2014.

Em sua quinta edição, o evento reúne no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, catadores de materiais recicláveis, líderes de cooperativas e visitantes de países da América Latina em um evento de negócios, exposição, palestras e oficinas. Para o encontro com Dilma, são esperadas cerca de 2 mil pessoas ligadas ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR).

Na ocasião, a presidenta fará a entrega do Prêmio Cidade Pró-Catador, criado pela Secretaria-Geral da Presidência da República para incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a inclusão de catadores de materiais recicláveis. Nesta edição, as prefeituras de Londrina (PR), Manhumirim (MG), Brazópolis (MG) e Santa Cruz do Sul (RS) foram as vencedoras.

Severino Lima Júnior, da equipe de articulação do MNCR, falou da importância do encontro do movimento com a presidenta. De acordo com ele, esse momento é uma oportunidade para mostrar as conquistas alcançadas no ano e apresentar demandas do movimento.

“Nos últimos anos a gente tem sido atendido: o Cataforte I, o Cataforte II e agora tem o Cataforte III. Esses últimos anos foram muito importantes porque é um crescimento do trabalho dos catadores. (…) Inovação tecnológica, mecanização do processo de coleta seletiva. Então isso está avançando dia a dia. (…) Porque a gente quer o catador trabalhando e o catador também se fortalecendo e estudando, se capacitando para melhorar mais ainda a coleta seletiva no Brasil”, disse.

Ele também destacou a participação de representantes de catadores de países latino-americanos no evento. “O Brasil, é fato, é referência internacional no modelo de organização dos catadores e em relação com o governo. Nós temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a 12.305, que é uma das políticas que mais abrange o catador em qualquer das políticas já criadas em outros países”, afirmou.

Fortalecimento

Essa avaliação é confirmada pelo chileno Exequiel Estay Tapia, representante da Rede Latino-americana de Recicladores. “Creio que a experiência do movimento brasileiro não tem servido somente ao Chile. (…) Há 17 países que formam a Rede Latino-americana para poder crescer, fortalecer e poder participar de forma muito mais direta e mais participativa; principalmente as políticas públicas em cada um de nossos países com base na experiência que tem ocorrido no Brasil”, ressaltou.

O Blog do Planalto também conversou com um representante do MNPR, Anderson Lopes Miranda, sobre o encontro anual com a presidenta. Ele reafirmou a importância do Pronatec para a população em situação de rua.

“A importância de uma presidenta, de um presidente, não de a gente ir até eles, mas de eles virem até nós. (…) Tem o Pronatec PopRua, nós já temos alunos da população de rua recebendo certificados. Então, é muito importante, se qualificando e entrando para empregabilidade”, declarou.

Pronatec Direitos Humanos

Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União o Pronatec Direitos Humanos. A nova modalidade será executada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O programa terá três versões. Por meio do Pronatec Sinase serão oferecidas vagas em cursos para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, enquanto o Pronatec População de Rua é voltado para a qualificação profissional de pessoas em situação de rua identificadas pelos órgãos estaduais.

Blog do Planalto Brasil Catadores de Materiais Recicláveis Centro de Exposição Anhembi dilma rousseff MNCR MNPR Pronatec PT