Busca
Saúde

Diabéticos precisam redobrar a atenção nas festas de fim de ano

As festas de final de ano começaram e com elas, os excessos na alimentação. Para quem tem diabetes é preciso redobrar os cuidados. Além da reeducação alimentar é aconselhável a prática de exercícios

Imprensa SMetal
Foguinho

Antonio Alburquerque constatou que tem diabetes há dois anos

As festas de final de ano começaram e com elas, os excessos na alimentação. São confraternizações, eventos familiares e logo, a Ceia de Natal e o Reveillon. Mas para quem tem diabetes como o auxiliar de serviços gerais Antonio de Alburquerque, 64 anos, é preciso manter o foco com os cuidados da saúde.

Ele só descobriu a doença quando teve que fazer exames para uma biópsia, há dois anos. O auxiliar estava com 800mg/dL de glicose, sendo que o normal varia de 70 a 100mg/dL.

Hoje, ele toma insulina na parte da manhã e passa por consulta com endócrino de três em três meses. Alburquerque confessa que tenta se manter longe dos doces, mas admite que não é tarefa fácil. “Eu como sim, mas aí a glicemia sobe e eu tenho que fazer o controle”.

Pois é, com as festas de final de ano fica ainda mais difícil manter o equilíbrio na alimentação, mas saúde é tudo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia recomenda hábitos saudáveis, como ter uma reeducação alimentar, se manter longe dos exageros e praticar exercícios físicos sob orientação médica.

No município

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, no período de 1 de janeiro a 30 de novembro deste ano, foram realizados 13.098 atendimentos a diabéticos nas Unidades de Saúde da rede municipal de Sorocaba.

Para as pessoas que desejarem receber informações sobre sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, a recomendação é a de que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

tags
alburquerque diabete diabetes exercícios festas final de ano reeducação alimentar
VEJA
TAMBÉM