Em cinco supermercados de Sorocaba, 5.405 quilos de alimentos foram arrecadados no Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que aconteceu no último sábado, dia 5. Segundo os organizadores, 445 voluntários participaram da atividade.
O Dia Nacional de Coleta é organizado pela Companhia das Obras (CDO do Brasil). A entidade beneficiada com as doações será, como todos os anos, o Banco de Alimentos de Sorocaba.
De acordo com o presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Tiago Almeida do Nascimento, a ação da campanha foi positiva, apesar de ter havido queda na arrecadação. “Por ter um volume inferior ao do ano passado, ficou abaixo das expectativas, porém iniciativas como essa contribuem muito para a o trabalho de auxílio às entidades assistidas pelo Banco”, explica.
Em 2015, o Dia da Coleta arrecadou 7 toneladas de alimentos em Sorocaba, contra 5,4 toneladas este ano.
Em Sorocaba a coleta aconteceu em cinco supermercados: Carrefour (Esplanada e Sônia Maria); Coop (Árvore Grande e Itavuvu) e no Walmart (Campolim).
A dona de casa Helena Maria Tonon, 59, que colaborou com a campanha no Coop da Itavuvu, afirmou que todos os anos faz doações: “Acho que é um gesto solidário que todos nós deveríamos fazer sempre que pudermos. É muito bom ajudar o próximo”, explica.
Já para o analista contábil José Venâncio, 49, afirma que nem sempre ajuda nessas campanhas, “devido à falta de credibilidade de algumas organizações”. Apesar disso, Venâncio colabora com o Dia Nacional de Coleta. “Conheço o trabalho e entendo que esta é uma campanha séria”.
No Brasil, o Dia Nacional de Coleta de Alimentos este ano arrecadou 143,8 toneladas em doações.
Outras regiões
As cidades que concentraram o maior número de arrecadações foram: São Paulo, com mais de 19 toneladas; Belo Horizonte, aproximadamente 7,5; Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro arrecadaram mais de seis toneladas.
Este ano a campanha contou com a colaboração de 4.948 voluntários que se revezavam para pedir doações nos 257 supermercados distribuídos pelo país.
Acompanhe pelo site ou Facebook outras informações como total arrecadado por cidade e também sobre a entrega dos alimentos.