Busca
Busca
Dia Nacional da Coleta

Dia Nacional da Coleta de Alimentos continua recebendo doações

A 15ª Campanha do Dia Nacional da Coleta de Alimentos chega ao fim neste sábado, 7, com uma live no YouTube; recursos serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Imprensa SMetal
Divulgação
Os recursos arrecadados serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Os recursos arrecadados serão revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Ainda dá tempo de doar para a 15ª Campanha do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que termina neste sábado, 7 de novembro. Os interessados podem contribuir por meio da plataforma Sympla, clicando aqui.

Diferentemente das outras edições, em que as doações eram recebidas por voluntários no hall dos supermercados de todo o Brasil, este ano foi marcado por readaptações no modo de arrecadar. Em virtude da pandemia de Covid-19, as doações são feitas por dinheiro e os recursos revertidos em alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país; em Sorocaba, os mantimentos serão repassados pelo Banco de Alimentos (BAS).

Atuando desde 2005 na cidade e na região, o BAS é uma organização não governamental criada com a finalidade de combater a fome e diminuir o desperdício de alimentos.

Em 2019, a ação recebeu mais de 184 toneladas de doações em 55 cidades e contou com cerca de 6.700 voluntários. No caso de Sorocaba, a arrecadação teve a participação de 425 voluntários e beneficiou mais de nove mil pessoas. Neste ano, a expectativa é de que ainda mais famílias possam ser beneficiadas na cidade pela 15ª edição do Dia Nacional da Coleta.

Em 14 anos, a Coleta, promovida pela Companhia das Obras (CdO), já arrecadou cerca de 1.700 toneladas de alimentos, tendo a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando centenas de milhares de pessoas; contando com diversas entidades parceiras para distribuir as doações.

Atuação do Banco de Alimentos

Durante a pandemia da Covid-19, o Banco de Alimentos de Sorocaba intensificou a sua atuação. Só entre março e junho, mais de 10 mil pessoas foram assistidas pelas doações da entidade. No acumulado de janeiro a junho, já são 77 entidades ajudadas e 25 mil pessoas que puderam contar com os repasses do BAS.

Financiamento coletivo

Para continuar atuando no combate à fome, o Banco de Alimentos de Sorocaba lançou uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma Catarse. Diante do aumento de famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade, o BAS compreende a importância de se manter ativo e auxiliando as mais de 60 entidades e famílias que, muitas vezes, dependem de uma cesta básica para sobreviver.

As doações começam em R$30,00 e podem ser feitas por aqui. A ação pretende atender mais de 500 famílias por mês, além das mais de 60 instituições já atendidas pelo Banco.

Para o presidente do Banco de Alimentos, Tiago Almeida do Nascimento, este é o momento de exercer a solidariedade. “A arrecadação de recursos por meio do Catarse é uma forma da gente colocar em prática a empatia. Somos privilegiados por termos um teto e comida para os nossos; que possamos colaborar para aqueles que mais precisam”, completa Tiago.

tags
alimento Banco de Alimentos de Sorocaba bas coleta Coleta de Alimentos Dia Nacional da Coleta Sorocaba
VEJA
TAMBÉM