A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou nesta quinta-feira, dia 9, uma assembleia informativa com os trabalhadores da Gerdau, em Araçariguama, para prestar contas e falar sobre os desafios para o ano de 2023.
Melhorias no Programa de Participação nos Resultados (PPR), fornecimento do vale-alimentação, segurança no local de trabalho e o retorno do adicional de insalubridade em determinados setores foram alguns dos temas abordados pelos membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE), que é composto pelos dirigentes André Rogério da Silva e Clodoaldo Lisboa, além de Sérgio Soares (Bigode) que faz parte do Comitê de Aposentados (CSA).
Uma das conquistas em 2022 foi o fornecimento do vale-alimentação aos trabalhadores da Gerdau. Clodoaldo Lisboa, coordenador do CSE, lembra que essa era uma reivindicação antiga do Sindicato. “A lógica da empresa era de oferecer o benefício como moeda de troca em algumas negociações, mas isso tinha que acabar. Graças ao apoio dos trabalhadores, conseguimos não só o cartão mensal, como um valor extra pago no fim do ano”, enfatiza.
Outro ponto esclarecido pelos dirigentes foi a questão do adicional de insalubridade, que foi cortado há cerca de três anos e retomado sem qualquer explicação por parte da empresa. Segundo o CSE, o laudo apresentado não contempla os metalúrgicos do setor de Lingotamento Contínuo (PC), no qual o Sindicato acredita que a atividade exercida é nociva e pode causar danos à saúde do trabalhador.
“Sempre defendemos que a saúde e segurança do trabalhador devem vir em primeiro lugar. Por isso, solicitamos um novo laudo para a empresa e estamos aguardando o retorno para definirmos os próximos passos. Qualquer dúvida ou denúncia, estamos à disposição para ouvir a pautar a Gerdau por melhorias nas condições de trabalho”, explica Sergio Soares.
Participação nos Resultados 2023
A assembleia tratou ainda do PPR dos trabalhadores da Gerdau. Além de apresentar o fechamento do Programa de 2022, os dirigentes informaram que as negociações para 2023 já começaram.
“Tivemos uma primeira reunião nessa semana e estamos dispostos a buscar sempre melhorias, seja no valor ou nas metas a serem atingidas. Mas o Sindicato não negocia sozinho, por isso, desde já, queremos pedir a unidade e mobilização dos metalúrgicos para conquistarmos avanços no PPR deste ano”, destaca o dirigente André Rogério.
Inclusive, na próxima semana, acontece a assembleia geral que vai definir os critérios das negociação do PPR 2023. A votação será híbrida – pela internet e presencialmente, na sede do Sindicato. Todos os metalúrgicos e metalúrgicas da base do SMetal devem participar, associado ou não.
Quem quiser votar de forma eletrônica, basta acessar o link disponível no site do Sindicato e participar. A assembleia começa às 8h de segunda-feira, dia 13, e termina às 17h de quarta, 15. A votação presencial será na quarta, a partir das 18h.