A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) promoveu nesta quarta-feira, dia 29, assembleias com os trabalhadores da ZF do Brasil (Planta 1 e 2) e Robert Bosch para relembrar as conquistas de 2019 e falar sobre os desafios deste ano.
Segundo o presidente de entidade, Leandro Soares, membro do Comitê Sindicato da ZF – Planta 2 (antiga Lemforder), o Sindicato todo ano promove uma assembleia de ‘boas-vindas’ na empresa para prestar contas e pedir mobilização dos trabalhadores nas próximas lutas que virão.
“As plantas da ZF e a Bosch em Sorocaba foram as empresas com mais acordos positivos no ano passado graças à participação e disposição de luta dos funcionários. Nós tivemos aumento nos salários e no vale-compra, conquistamos crescimento no PPR, após greve com participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras, retomamos a discussão da grade salarial e da jornada de trabalho, entre outros avanços”, lembrou Leandro.
E completou: “todo ano somos pressionados pelos patrões de que temos que reduzir ou mesmo retirar direitos para que as empresas sejam competitivas. Mas o Sindicato sempre tem buscado negociar mecanismos para minimizar os impactos dessas mudanças para a categoria. E esse ano não será diferente”.
O dirigente sindical, membro do CSE da ZF Planta 1, Clériston Cristóvão Albino dos Santos (Pereira), reforçou a importância da paralisação dos trabalhadores no ano passado, que contou com a adesão dos horistas e administrativo.
“Saímos fortalecidos da greve e, além do benefício, conquistamos respeito por parte da empresa. Para este ano contamos novamente com a união e força dos trabalhadores para avançarmos em outras pautas e mantermos nossos direitos conquistados com muita luta”, disse.