14ª Plenária da CUT

Desafios de 2014 estão em pauta na Plenária da CUT

O ex-presidente Lula e o presidente da CUT, Vagner Freitas, abriram os trabalhos da 14ª Plenária Nacional da central, que tem como tema "Organizar, Lutar e Avançar nas Conquistas"

Foguinho
Lula se emociona ao relembrar as lutas da classe trabalhadora brasileira nas últimas décadas para conquistar liberdade e respeito

Começou nesta segunda-feira, dia 28, com a presença do ex-presidente Lula, a 14ª Plenária Nacional da CUT, que tem como tema “Organizar, Lutar e Avançar nas Conquistas”. A atividade acontece no Centro Cultural Adamastor, em Guarulhos (SP), e vai até o dia 1º de agosto.

Os objetivos da plenária são analisar e debater o cenário nacional no que diz respeito à economia, mercado de trabalho, direitos trabalhistas e conjuntura social e
política do País.

Na abertura, o ex-presidente Lula emocionou centenas de participantes – e também ficou emocionado -ao lembrar a trajetória dos trabalhadores brasileiros nas últimas décadas e suas lutas coletivas para reconquistar a democracia do País e melhorar suas condições de vida. “Somos os soldados vencedores das causas quase impossíveis”, disse Lula aos sindicalistas em referência às lutas sociais e sindicais da CUT.

Cabeça erguida

Sobre seu papel na presidência da República, Lula deu como exemplo uma conversa que teve com uma catadora de recicláveis em Belo Horizonte. “Ela me perguntava: você sabe o que você fez por mim? E eu dizia: não… Então, ela me diz: não foi nada material, foi o orgulho de poder andar de cabeça erguida neste País”.

Lula defendeu o governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, e afirmou: “O que está em jogo nas próximas eleições é decidir se vamos subir mais um degrau ou descer outros”. Ele também cobrou empenho dos dirigentes para defender esse ponto de vista nas eleições.

Temas em debate

Entre os assuntos abordados na Plenária estão: Democratização dos Meios de Comunicação; Reformas política, tributária e agrária; Redução das desigualdades sociais; Democratização das políticas públicas, direitos das mulheres e dos jovens, entre outras questões sociais.

No campo do trabalho, alguns temas são ampliação de direitos; o combate à precarização; ampliação da representação sindical; derrotar o corporativismo (para fortalecer a classe trabalhadora) e ampliar as negociações coletivas. A eleição 2014 também está na pauta.

Ademilson Terto da Silva, presidente do SMetal, e os dirigentes Leandro Cândido Soares e Kátia Silva Lucas representam os metalúrgicos da região de Sorocaba na Plenária.

analise de conjuintura Desafios de 2014 estão em pauta na 14ª Plenária da CUT eleições luis inacio lula da silva Lula plenária