A partir das 15h desta quarta-feira, 15, os deputados e deputadas estaduais eleitos tomam pose na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Serão empossados os 94 parlamentares, sendo que 55 foram reeleitos para continuar representando o povo paulista e 32 assumem pela primeira vez uma cadeira na Alesp. Outros sete já foram deputados ou deputadas em legislaturas anteriores e agora retornam para mais quatro anos.
Sorocaba e região contarão com sete parlamentares eleitos no último pleito (2022). Os candidatos que terão mandato, eleitos pela cidade, são: Vitão do Cachorrão (Republicanos) com 56.729 votos em Sorocaba; Danilo Ballas (PL) com 94.552 votos; Carlos Cezar (PL) com 180.190 votos e Maria Lucia Amary (PSDB) com 66.956 votos.
Itu também terá representantes, sendo Monica do Movimento Pretas (PSOL), eleita com 106.781 votos e Rodrigo Moraes (PL) com 75.094 votos. Itapetininga reelegeu Edson Giriboni com 59.087 votos.
Os parlamentares começarão os trabalhos elegendo o presidente da casa e os membros da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. A previsão é que o Partido Liberal (PL) consiga eleger o líder do legislativo, por ser a maior bancada da Alesp. A oposição, no entanto, figura a segunda maior bancada com 18 deputados eleitos pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O atual presidente, Carlão Pignatari (PSDB), conduzirá o rito de posse, como prevê o regimento interno. Pignatari estará acompanhado dos deputados Luiz Fernando Teixeira (PT) e Rogério Nogueira (PSDB), 1º e 2º secretários, respectivamente.
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp e pelo Youtube e redes sociais oficiais da Casa.